
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou que o uso da Verificação em Duas Etapas, conhecida como 2FA, nas contas gov.br cresceu 65% entre janeiro e outubro de 2024. Segundo levantamento do MGI, o número de usuários da ferramenta subiu de 8,2 milhões para 13,6 milhões no período, reforçando as medidas de segurança digital para os cidadãos.
A verificação em duas etapas atua como uma barreira contra fraudes e golpes, tornando o acesso à conta gov.br mais seguro. A plataforma oferece 4.300 serviços e conta com 162 milhões de usuários, que podem acessar documentos e serviços de maneira prática e centralizada. Desde fevereiro, o processo de autenticação passou a incluir a geração de um código de acesso a cada novo login, eliminando o envio de notificações "push" para usuários com a verificação já habilitada, simplificando ainda mais a experiência.
Além disso, o gov.br agora possui uma função chamada "Gestão de Dispositivos", que permite ao usuário controlar quais equipamentos podem acessar sua conta e o alerta quando um novo dispositivo tenta fazer login. Outra camada de segurança informa por e-mail qualquer alteração no nível da conta, que pode ser classificada em bronze, prata ou ouro. As contas prata e ouro oferecem ferramentas de segurança avançadas, incluindo o reconhecimento facial.
Fonte: Agência Brasil