Geral

RECEPÇÃO E FESTA

Familiares e amigos promovem churrasco para receber e homenagear Chico Lucas

O secretário nacional de Segurança Pública foi homenageado por amigos e familiares; policiais foram a maioria na festa

Por Luiz Brandão

Sábado - 24/01/2026 às 21:11



Foto: Redes sociais Chico Lucas diz que vai fortalecer a cooperação federativa
Chico Lucas diz que vai fortalecer a cooperação federativa

Após uma semana em Brasília para tratativas oficiais e a formalização de sua posse, o advogado Chico Lucas retornou a Teresina e foi recebido com festa. Neste sábado (24), familiares e amigos promoveram um churrasco de recepção e para celebrar a nomeação dele para chefiar a Secretaria Nacional de Segurança Pública, órgão do Ministério da Justiça. A festa foi na casa do sogro dele, no bairro Ininga, em Teresina, próximo à Universidade Federal do Piauí (UFPI).

A confraternização reuniu dezenas de pessoas, com a presença marcante de colegas da área de segurança, incluindo delegados e amigos da Secretaria de Segurança Pública do Estado. A celebração simbolizou o reconhecimento do meio profissional e do círculo pessoal ao piauiense que assume um dos postos mais importantes da segurança pública no país.

Semana decisiva

Chico Lucas havia passado alguns dias na capital federal, onde participou de reuniões com o ministro da Justiça, Wellington César de Lima e Silva. Sua nomeação foi oficializada na quarta-feira (21) e partiu de uma indicação do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp), que destacou os resultados obtidos por Lucas à frente da pasta estadual no Piauí, onde é secretário desde janeiro de 2023.

Chico Lucas, tem de 42 anos. De origem humilde, ele construiu uma carreira sólida. É bacharel em Direito pela UFPI, procurador do Estado do Piauí desde 2009, foi presidente da OAB-PI (2016-2018) e dirigiu o Instituto de Terras do Piauí (INTERPI) entre 2019 e 2022. 

Sua história pessoal é marcada por superação: filho de um pequeno comerciante e uma professora, conquistou uma bolsa de estudos no Instituto Dom Barreto ainda adolescente e, aos 25 anos, tornou-se o procurador do estado mais jovem do Piauí. Chico Lucas é casado com a professora Rutheene de Carvalho Veloso e tem três filhas.

Desafio nacional

Na próxima semana Chico Lucas se reunirá com o futuro secretário de Segurança do Estado, Antônio Luiz Santos, atual secretário estadual de Saúde, para tratar da transição. Até agora, as informações dão conta de que não haverá grandes mudanças na Secretaria de Segurança, mas Chico Lucas já convidou e quer levar para sua assessoria direta alguns delegados, nomes conhecidos dos piauienses, que o secretário considera como parte responsáveis pelo sucesso de sua gestão.

Na Senasp, Chico Lucas, terá a missão de coordenar políticas de segurança entre a União e os estados e trabalhar para replicar em escala nacional as estratégias consideradas bem-sucedidas no Piauí. A recepção calorosa em Teresina, com o churrasco entre familiares e amigos, marcou o seu retorno antes de assumir os novos e grandes desafios em Brasília.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: