Geral

Faculdade promove debate contra o abuso sexual infantil

Segundo o 13º Anuário de Segurança Pública, 54% das vítimas de violência sexual tem até 13 anos

Redação

Segunda - 13/01/2020 às 19:25



Foto: Imagem ilustrativa Abuso Sexual
Abuso Sexual

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em média, 54% das vítimas de violência sexual registradas em 2019 tinham até 13 anos de idade e 76% dos agressores eram conhecidos das vítimas. Com o intuito de debater a temática e minimizar os casos e as consequências desse tipo de violência, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Teresina está ofertando, gratuitamente, o minicurso "Abuso Sexual Contra Crianças e Adolescentes", no dia 21 de janeiro, às 14h30.

Segundo a diretora da unidade Redenção, Lilian Guimarães, a ideia é capacitar profissionais e a população sobre a temática, para possamos mudar as estatísticas. "Falar de abuso infantil é impactante, mas precisamos discutir e estudar o assunto para melhorar essa realidade. Esse tipo de violência afeta a sociedade como um todo. Defendemos a educação de qualidade para a construção de um futuro melhor", ressalta.

A iniciativa faz parte do Projeto Capacita 2020.1, que oferece mais de 3,4 mil vagas em 84 cursos gratuitos em todas as áreas do saber. As atividades acontecem nas unidades Redenção, Jóquei e João XXIII.

Historicamente, o crime de estupro tem baixa notificação devido ao medo de retaliação por parte do agressor que a vítima tem, receio do julgamento e constrangimento, e falta de confiança nas instituições. A recomendação atual é de que, ao sofrer este tipo de violência, o menor em questão seja encaminhado para um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Lá, a vítima e a família devem receber toda assistência necessária através de várias políticas de assistência social.

Para se inscrever, basta acessar o site de extensão da UNINASSAU, preencher o formulário e comparecer à unidade do curso escolhido. Vale lembrar que os interessados devem levar documento de identificação e 1kg de alimento perecível que, posteriormente, será doado a instituições de caridade.

Segue link:

https://www.uninassau.edu.br/noticias/uninassau-promove-debate-contra-o-abuso-sexual-infantil

Fonte: Raila Guedes Moura Ferraz

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: