Geral

EDUCAÇÃO

Escolas do Piauí se classificam para Jornada de Foguetes

Da rede estadual, classificaram-se 18 escolas de todo o Estado.

Redacão

Quarta - 17/07/2019 às 17:22



Foto: CCOM As escolas do Piauí que participaram da 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)
As escolas do Piauí que participaram da 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

As escolas do Piauí que participaram da 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e lançaram seus foguetes a mais de 100 metros de distância estão classificadas para as Jornadas Brasileiras de Foguetes, que acontece em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, de outubro a dezembro de 2019. Da rede estadual, classificaram-se 18 escolas de todo o Estado.  

A MOBFOG e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Alunos dos níveis 3 e 4 da MOBFOG são selecionadas para participarem das Jornadas de Foguetes dentre aqueles com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete. Para ser pré-selecionada para este evento, a equipe (de no máximo 3 alunos) deve lançar o foguete acima de 100 metros. Somente pode participar uma equipe, de cada nível, por instituição.

Uma das escolas piauienses classificadas para Jornada de Foguetes é o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva, de Teresina. “Atribuímos o belíssimo lançamento do foguete ao desempenho dos nossos alunos e professor. Ultrapassamos muitas escolas de renome em nível nacional. O CETI Professor Antônio Tarciso está radiante de tanta felicidade. Vamos que vamos pois educação se faz com empenho e dedicação!”, relata a diretora Maria José Viana.

A MOBFOG e Jornada de Foguetes

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Da Jornada de Foguetes participam cerca de 200 equipes de alunos (constituídas de um professor e no máximo três alunos) do ensino médio dentre aquelas com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete.

Em 2018, foram distribuídos cerca de 70 troféus de campeões, 70 de vice-campeões e cerca de outros 60 troféus e menções honrosas às equipes participantes da Jornada de Foguetes. Medalhas e certificados foram enviados às escolas de todo Brasil que participaram da MOBFOG.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

Mais conteúdo sobre:

<