EDUCAÇÃO

Escolas do Piauí se classificam para Jornada de Foguetes

Da rede estadual, classificaram-se 18 escolas de todo o Estado.


As escolas do Piauí que participaram da 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG)

As escolas do Piauí que participaram da 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) Foto: CCOM

As escolas do Piauí que participaram da 13ª edição da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) e lançaram seus foguetes a mais de 100 metros de distância estão classificadas para as Jornadas Brasileiras de Foguetes, que acontece em Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, de outubro a dezembro de 2019. Da rede estadual, classificaram-se 18 escolas de todo o Estado.  

A MOBFOG e a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Alunos dos níveis 3 e 4 da MOBFOG são selecionadas para participarem das Jornadas de Foguetes dentre aqueles com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete. Para ser pré-selecionada para este evento, a equipe (de no máximo 3 alunos) deve lançar o foguete acima de 100 metros. Somente pode participar uma equipe, de cada nível, por instituição.

Uma das escolas piauienses classificadas para Jornada de Foguetes é o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Professor Antônio Tarciso Pereira e Silva, de Teresina. “Atribuímos o belíssimo lançamento do foguete ao desempenho dos nossos alunos e professor. Ultrapassamos muitas escolas de renome em nível nacional. O CETI Professor Antônio Tarciso está radiante de tanta felicidade. Vamos que vamos pois educação se faz com empenho e dedicação!”, relata a diretora Maria José Viana.

A MOBFOG e Jornada de Foguetes

A MOBFOG é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional. A MOBFOG tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronáutica, Física, Astronomia e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais.

Da Jornada de Foguetes participam cerca de 200 equipes de alunos (constituídas de um professor e no máximo três alunos) do ensino médio dentre aquelas com os maiores alcances horizontais, medidos entre o ponto de saída e parada do foguete.

Em 2018, foram distribuídos cerca de 70 troféus de campeões, 70 de vice-campeões e cerca de outros 60 troféus e menções honrosas às equipes participantes da Jornada de Foguetes. Medalhas e certificados foram enviados às escolas de todo Brasil que participaram da MOBFOG.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: