Geral

Escola na zona rural de Teresina cria projeto para incluir aluno com deficiência

Os alunos aprenderam libras para ajudar o colega que tem deficiência auditiva a se comunicar

Alinny Maria

Quarta - 11/12/2019 às 10:45



Foto: Divulgação/Semec Alunos aprendem libras para incluir aluno com deficiência auditiva
Alunos aprendem libras para incluir aluno com deficiência auditiva

José Arthur tem deficiência auditiva e é aluno da Escola Municipal Nossa Senhora do Amparo, no Povoado Esta Zero, zona rural de Teresina. Pensando em uma maneira de incluir a criança, professores criaram um projeto com o objetivo de toda comunidade escolar se comunicar com os alunos que tenham deficiência auditiva.

A professora Johanna Danniela Silva Sales, gestora da escola, diz que a ideia é o desenvolver a interação dos alunos através da Libras. “Realizamos o projeto Libras no Pátio para que todos pudessem participar, proporcionando a inclusão do nosso aluno surdo, José Arthur, não só em sala de aula, mas em todo o âmbito escolar”, destaca.

Ainda segundo a professora, os jovens aprendem a comunicação básica, como perguntas do cotidiano, letras e números, dias da semana e alfabeto. Segundo ela, isso facilita a conversa com outros colegas surdos na escola e fora dela. “O projeto visa ensinar libras aos alunos ouvintes. Com o passar do tempo os alunos foram gostando. Então, hoje na escola temos aula de libras uma vez por semana, ensinamos a linguagem de sinais tanto aos professores quanto aos alunos”.

O projeto contou com a colaboração de todos e é resultado de união. "A união de toda a equipe fortalece os laços e resulta em um trabalho com objetivos positivos e alcançáveis. A partir do momento em que você vive em uma sociedade, você não pode contar que as pessoas sejam todas iguais. Então, essa diferença é que faz com que a gente tenha que trabalhar com a inclusão”, finaliza a gestora.

Participaram do evento, Rafael Alves, professor formador do Curso de Libras oferecido pela Secretaria Municipal de Educação, que acontece no Centro de Formação Professor Odilon Nunes, Misael, instrutor de Libras, professora Isléia Almeida, mãe do aluno José Arthur, e a professora Socorro Santos, estudante do curso de libras e ex-professora da escola.

Fonte: Com informações da Semec

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: