Geral

Entidades decidem amanhã sobre realização da EXPOAPI 2019

O Parque de Exposições onde ocorre o evento anualmente foi interditado pela ADAPI após suspeita de mormo

Alinny Maria

Quarta - 18/09/2019 às 13:20



Foto: Google Maps Parque de Exposições Dirceu Arcoverde
Parque de Exposições Dirceu Arcoverde

Na semana passada, a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi) interditou o Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, em Teresina, local onde é realizado Exposição Feira Agropecuária do Piauí (Expoapi). O parque foi fechado após ser constatado que um animal sacrificado em junho com mormo (doença que infecciosa e letal que atinge equinos e é transmitida para humanos) ter passado pelo parque. A interdição foi necessária para que o Parque de Exposições passe por uma desinfecção e todos os animais que lá se encontram passem por exames. Amanhã, 19, será decidido em reunião na Secretaria Estadual do Agronegócio, se haverá a realização da Expoapi neste ano.

Nesta quarta-feira, 18, ocorreu uma audiência pública na sala da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa para debater sobre o tema.  A reunião foi marcada depois que o deputado João Madison, líder do MDB e presidente da audiência pública, fez um apelo à secretária de Estado do Agronegócio, Simone Pereira, e aos representantes de órgãos e entidades ligados ao setor agropecuário, para que decidam o mais rápido possível sobre a realização da Expoapi, que ocorre anualmente no Parque de Exposições Dirceu Mendes Arcoverde.

A secretária atendeu a solicitação do parlamentar e convidou os representantes da Adapi, do Ministério da Agricultura e das Associações Piauienses de Criadores de Zebu e de Criadores de Cavalos Magalarga Marchador, dentre outras, para a reunião que ocorrerá amanhã na Secretaria do Agronegócio. Simone Pereira disse que a Secretaria tem que agir com responsabilidade e somente poderá liberar o Parque de Exposições para a realização da Expoapi quando tiver a certeza de que não existe risco de transmissão do mormo para os outros animais e, principalmente, para os visitantes da feira.

O presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu, André Nogueira, defendeu a realização da Expoapi, argumentando que no Parque de Exposições não foi registrado nenhum caso de mormo em animais. A veterinária Carla Amorim, diretora do Joquei Club de Goiás, disse que os exames de mormo em equinos apresenta dúvidas na maioria dos casos e que é rara a transmissão da doença para os seres humanos.

O vereador Samuel Silveira, representante da Associação dos Vaqueiros Amadores do Piauí, disse que o combate ao mormo deve acontecer, mas defendeu a realização da Expoapi. Em seguida, o deputado João Madison declarou que deve ser feita a contraprova para confirmar os exames que indicarem a ocorrência de casos de mormo em animais no Piauí e assinalou que as exposições agropecuárias piauienses devem ser preservadas.

Fonte: Assembleia Legislativa

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: