
A Eletrobras revelou nesta segunda-feira (02), que o apagão que afetou cerca de 1 milhão de consumidores em São Paulo e Guarulhos no sábado (31) foi causado por uma rabiola de pipa com linha metálica, conhecida como “linha chilena”. A linha de alumínio caiu sobre uma subestação, resultando na interrupção do fornecimento de energia.
Um vídeo da empresa mostra o instante do incidente. Às 17h30, a pipa atinge o primeiro barramento da subestação, provocando um curto-circuito que acionou os sistemas de proteção e levou ao desligamento do barramento. Apenas doze segundos depois, uma rabiola metálica atinge o segundo barramento, causando um novo curto-circuito e forçando o desligamento completo da subestação, que possui dois barramentos.
Em 2023, a Eletrobras registrou cinco incidentes semelhantes em subestações causados por pipas. A prática de soltar pipas ou balões, bem como realizar queimadas próximas a linhas de transmissão, representa um risco significativo tanto para a segurança das pessoas quanto para a operação da rede elétrica.
Fonte: Agência Brasil