Geral

Eleitores têm menos de um mês para tirar, regularizar ou transferir título

O eleitor que está com pendências com a Justiça Eleitoral deve regularizar sua situação até o dia 8 de maio

Alinny Maria

Sexta - 19/04/2024 às 08:45



Foto: Agência Brasil Título de eleitor
Título de eleitor

Faltam apenas cinco meses e meio para as Eleições Municipais 2024. Neste pleito, mais de  de 2.6 milhões de eleitores escolherão, utilizando urnas eletrônicas, os ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 224 municípios piauienses. 

O eleitor que está com pendências com a Justiça Eleitoral deve regularizar sua situação eleitoral até o dia 8 de maio, que é também o prazo final para solicitar seu primeiro título (ALISTAMENTO), corrigir ou atualizar dados cadastrais (REVISÃO) ou transferir seu domicílio eleitoral (TRANSFERÊNCIA), entre outros procedimentos.

Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para geração dos cadernos de votação e preparação do cadastro eleitoral para o pleito. Nesse caso só continuarão sendo emitidas a 2ª VIA do documento.

A Lei das Eleições garante que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência pode ser recebido nos 150 dias antes da votação. O primeiro turno das eleições deste ano ocorrerá no dia 6 de outubro. Por isso, o eleitor deve regular sua situação nos próximos 20 dias.

Como regularizar o título:

A eleitora e o eleitor que têm biometria coletada (digitais, foto e assinatura) podem solicitar a regularização de sua situação de maneira online no site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br > Título NET - Autoatendimento Eleitoral) até 8 de maio, sem a necessidade de enfrentar fila.

Já a eleitora e o eleitor que não tem biometria coletada deve buscar um atendimento presencial em um Cartório Eleitoral ou unidade de atendimento da Justiça Eleitoral.

Fonte: Com informações de TRE-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: