
O chef de cozinha e apresentador Edu Guedes, de 50 anos, passou por uma cirurgia de emergência no último sábado (5) para a remoção de um tumor no pâncreas, no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. O procedimento aconteceu após o apresentador ser internado em decorrência de uma crise renal que evoluiu para complicações nos rins, exigindo atendimento imediato.
De acordo com informações confirmadas nesta segunda-feira (7) pela assessoria de imprensa do apresentador, Edu procurou ajuda médica após apresentar quadro de mal-estar. No hospital, ele precisou ser submetido a mais de um procedimento de emergência por causa do comprometimento renal. Durante a bateria de exames detalhados, os médicos identificaram a presença de um nódulo no pâncreas, o que levou à decisão por uma cirurgia imediata para remoção da lesão.
“Ao chegar ao hospital, Edu foi submetido a exames mais detalhados, que confirmaram a presença de um nódulo no pâncreas. Após avaliação médica, os profissionais optaram por uma remoção cirúrgica imediata da lesão”, informou a assessoria do apresentador em nota.
O câncer de pâncreas é um dos tipos de tumor mais agressivos e que costuma ser diagnosticado tardiamente. Sintomas como dor abdominal persistente, perda de peso sem causa aparente, icterícia (pele e olhos amarelados) e alterações no apetite podem ser sinais da doença. O diagnóstico precoce, ainda que raro, é essencial para aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Recuperação
Atualmente, Edu Guedes está em recuperação e segue internado para observação. Ainda não há informações oficiais sobre o tipo de tumor retirado nem previsão de alta hospitalar. Procurada pela imprensa, a assessoria do Hospital Albert Einstein informou que, até o momento, não possui atualizações sobre o estado de saúde do apresentador.
Nas redes sociais, a esposa de Edu, a apresentadora Ana Hickmann, agradeceu as manifestações de carinho e pediu orações aos fãs do chef. “Algumas notícias chegam como uma tempestade, nos pegam desprevenidos e nos fazem mudar a rota de repente. Mas maior do que o medo, são a fé e a certeza na cura. O Edu e eu agradecemos o apoio de cada um que enviou mensagens de carinho e orou por ele. Esse momento delicado que estamos passando é apenas o recomeço de uma vida saudável e feliz que voltaremos a viver em breve! Continuem rezando por ele, isso faz toda a diferença”, escreveu Ana.
Leia mais sobre:
Ana Hickmann e Edu Guedes se encantam com a culinária do Piauí em visita a Teresina