O superintendente do Hospital Universitário da UFPI, médico Paulo Márcio Nunes, revelou nesta quarta-feira (3), em entrevista à TV Cidade Verde, que foi informado que um piauiense foi diagnosticado com a nova variante do coronavírus na Turquia.
Trata-se de um arquiteto que viajou há cerca de 15 dias para a Turquia e em exame foi constatado que ele estava com a nova cepa. O arquiteto mora em Teresina e está em viagem a Europa.
O superintendente do HU descartou a possibilidade de transmissão da nova variante do coronavírus detectada em um paciente de Manaus que esteve internado na unidade de saúde.
“O Hospital Universitário e os serviços de saúde recebem essa notícia com muita tranquilidade, paz e segurança, pois todos os procedimentos foram planejados, preparados com antecedência e feito com estrutura. A gente trabalhou com a possibilidade desses pacientes virem com cepas diferentes”, disse o superintendente do HU, o cardiologista Paulo Márcio.
O médico explica que mais de 250 genomas diferentes do coronavírus já foram identificados. “Ainda não foi comprovado que a variante tem uma infectividade diferente do diagnóstico ao tratamento. O que precisa ser feito é controle nos cuidados de proteção individual e a medicina bem feita com seus protocolos contra o coronavírus”, destacou.
O superintendente ressaltou que a “Operação Manaus” seguiu todos os protocolos de segurança e que um novo hospital dedicado só para pacientes com covid foi criado dentro do HU.