Geral

Defesa Civil adota medidas emergenciais contra as enchentes no Piauí

Secretária apresentou diagnóstico de alguns municípios que apresentaram dados para Defesa Civil

Da Redação

Segunda - 20/03/2023 às 17:32



Foto: Divulgação Fortes chuvas em Teresina
Fortes chuvas em Teresina

A secretária de estado da Defesa Civil, Norma Sueli, reuniu-se nesta segunda-feira (20), com membros do gabinete de crise para adoção de medidas de emergência em razão das fortes chuvas que assolam o Estado do Piauí.

Norma Sueli apresentou um diagnóstico de alguns municípios que apresentaram dados para Defesa Civil e que estão sendo afetados pelo aumento dos níveis dos rios.

“Em razão das fortes chuvas que vêm assolando o Estado, monitoramos alguns municípios que estão sendo afetados em função da subida dos níveis das águas dos rios Marataoan e Longá, que passam nas cidades de Barras, Esperantina e Canavieira. Nosso objetivo é atuar com ações preventivas e unir esforços para garantir a preservação da vida dos cidadãos piauienses, além de minimizar eventuais danos e prejuízos a estes municípios”, disse a secretária.

Na ocasião, foram apresentadas as condições atmosféricas da semana e do restante do mês de março.
“Ainda temos uma semana com alto potencial de risco para chuvas intensas. Já após o dia 25, as condições atmosféricas irão atenuar, com menor probabilidade de grandes temporais. Porém, até lá, nós poderemos ter um ganho extra de vazão nas bacias que já são impactadas, como é o caso da bacia do Rio Poti em menor escala, e mais, na bacia do Rio Longá” , explicou o assessor-técnico da Sedec, Werton Costa.

Na oportunidade, também foram definidas ações para atuação no período chuvoso em cada órgão, além de um cronograma de ações para a pós-estação que prioriza a atuação preventiva a partir de capacitações oferecidas às comunidades alcançadas pelas COMDECS.

O gabinete de crise é composto pelas secretarias de Governo, da Defesa Civil, da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, da Infraestrutura e pelo Corpo de Bombeiros.


Fonte: CCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: