MULHER

Cuidados com a saúde da mulher devem ser redobrados durante e após a gestação

Acompanhamento médico deve iniciar logo cedo


Médico Esley Amaral

Médico Esley Amaral Foto: Divulgação

Ter a benção de gerar uma vida é o grande sonho de muitas mulheres e, com a proximidade do Dia das Mães, tal desejo se torna ainda mais forte para ser concretizado. Porém, é importante adotar uma série de cuidados específicos em relação à saúde da mulher e do próprio bebê que está sendo gerado.

A alimentação saudável e o pré-natal, por exemplo, já devem fazer parte da vida da futura mamãe, pois toda a rotina da gestante estará diretamente ligada ao seu bebê. O ginecologista obstetra e coordenador da maternidade Med Imagem, Esley Amaral, explica quais os cuidados que devem ser adotados durante essa fase do pré-natal.

“O procedimento é de extrema importância tanto para as mães quanto para os bebês, tendo em vista que consiste em um acompanhamento definido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma boa prática médica, no qual dados comprovaram que mães que fazem regularmente esse acompanhamento tendem ter um maior sucesso na resolução do parto e na questão do desenvolvimento da criança. O pré-natal bem feito é decisivo para que o parto ocorra da melhor maneira possível e também para acompanhar o desenvolvimento da criança ao longo da vida”, destacou o ginecologista obstetra.  

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2019 foram registrados 2.899.851 nascimentos em solo brasileiro. O elevado número de nascimento requer que médicos e pacientes possam seguir alguns procedimentos essenciais também no pós parto.  

O médico Esley Amaral destaca que em relação ao pós parto as mulheres passam por um período de mudança muito grande na questão física e emocional. Assim, é necessário que seja feito todo um acompanhamento conforme orientação médica. “Esse acompanhamento puerpério serve para diagnosticar precocemente doenças ou alterações do puerpério normal.  Já em relação aos bebes o acompanhamento deve ser realizado por meio das consultas puericultura para que seja dada as orientações iniciais a esse bebê com relação a amamentação. Nessa consulta periódica também será feita uma avaliação do ganho de peso e o desenvolvimento neuropsicomotor da criança, além das vacinas e testes para o diagnóstico de doenças precoce”, disse o especialista.  
Uma das preocupações do Grupo Med Imagem tem sido acompanhar de perto as famílias desde o nascimento e todo o desenvolvimento ao longo da vida. Por isso, para aprimorar os atendimentos e assistência aos pacientes, em breve o grupo vai inaugurar o Centro de Referência na área.  

“Atualmente no prédio da Med Imagem fazemos todo o acompanhamento da mulher, que vai desde a concepção, pré-natal, parto e pós-parto dessas pacientes. Temos toda a estrutura necessária para dar um bom atendimento com quartos amplos e confortáveis, centros cirúrgicos super aparelhados e com uma equipe multidisciplinar completa para dar um suporte necessário aos pacientes.  Estamos criando a nossa maternidade própria no Hospital São Pedro para aprimorar os atendimentos e oferecer o que há de melhor para as gestantes e as crianças”, destacou o ginecologista obstetra e coordenador da maternidade, Esley Amaral.

Fonte: Iconenoticia

Próxima notícia

Dê sua opinião: