
A piauiense Maria Paulina, de 8 anos, passou por uma cirurgia para correção do pé torto congênito. Ela é da cidade de Itaueira e ficou conhecida em todo Piauí após a mãe dela, Paula Vanessa, compartilhar um vídeo da filha na internet em março deste ano. No vídeo, Maria Paulina pedia ajuda para conseguir fazer a cirurgia de correção dos pés.
O vídeo chamou atenção de médicos de vários estados e a criança começou um tratamento no Hospital Infantil, em Teresina. Maria Paulina não conseguia ficar em pé e utiliza cadeiras de rodas para ter mobilidade. Maria nasceu com uma síndrome rara chamada artrogripose congênita múltipla, que é uma malformação das articulações.
O ortopediatra Vinícius Nascimento, especialista em pé torto congênito, realizou a cirurgia de Paulina no Hospital Infantil. “Ela já havia realizado uma cirurgia em São Paulo com oito meses de vida, mas o tratamento não teve continuidade. Recebi ela aqui no Hospital Infantil Lucídio Portella e iniciamos o tratamento com gesso que culminou na cirurgia de hoje. Correu tudo bem e ela vai poder andar em breve”, explica Dr Vinícius Nascimento.
O sonho de Maria Paulina é caminhar, correr, andar de bicicleta e brincar como as outras crianças da idade dela. A mãe de Paulina, Paula Vanessa, comemora essa última etapa. “A cirurgia foi um sucesso. Sou só gratidão a Deus e ao médico que operou minha filha. Estávamos na fila de espera quando tivemos a ideia de fazer o vídeo e deu tudo certo. Estou muito feliz”, conta a mãe.
Maria Paulina no início do tratamento, em março deste ano
O que é o pé torto congênito?
Uma em cada mil crianças nasce com um ou os dois pés na posição errada, é o chamado pé torto congênito (PTC). Durante a gestação, o bebê nasce com o pé direcionado para baixo e a parte posterior virada para dentro. Geralmente, a panturrilha é mais fina e o pé menor.
O diagnóstico é feio ainda durante a gestação e o tratamento pode ser iniciado nos primeiros meses de vida. O tratamento inicia com a colocação de gessos para a correção da posição do pé, que devem ser trocados periodicamente. Dependendo da gravidade, é necessária cirurgia para corrigir a deformidade.
Notícias relacionadas:
Criança que sonha em caminhar pede ajuda para fazer tratamento em Teresina
Criança de Itaueira faz campanha nas redes sociais pedindo ajuda para cirurgia nos pés