Em clima de muita comoção, familiares, amigos e comunidade em geral se despediram na tarde deste sábado (17) do atleta de canoagem Lívio Claudinei Sales Santos, de 15 anos. O corpo do adolescente chegou ao município de José de Freitas por volta das 14h e logo na entrada da cidade havia uma multidão de pessoas esperando para iniciar um cortejo até a igreja da matriz de Nossa Senhora do Livramento, no centro da cidade, onde ocorreu o velório.
Durante o trajeto, o carro funerário parou na frente da escola onde a vítima estudou por vários anos e lá houve várias homenagens. Outra homenagem ocorreu na frente da casa onde Lívio morava com os pais.
Com a igreja lotada, o velório ocorreu de forma rápida e o caixão permaneceu o tempo todo fechado a pedido da família. Houve uma celebração e em seguida o corpo saiu em cortejo até o cemitério da cidade, onde foi foi sepultado. Centenas de pessoas participaram da despedida do jovem atleta.
Lívio se afogou nas águas da Barragem do Bezerro, em José de Freitas, na tarde de quinta-feira (15) quando sua canoa virou devido os ventos fortes durante uma tempestade. Ele treinava pela Escola de Canoagem Iporanga junto com outros atletas quando ocorreu o acidente. O corpo do adolescente foi encontrado no início da manhã de hoje (17), a 70 metros de distância do local onde a canoa dele virou.
Lívio Santos era um atleta profissional de canoagem de velocidade, participando da categoria cadete. Ele era considerado uma das promessas da canoagem piauiense. Ano passado ele ficou na 7ª posição do ranking nacional da categoria C1 1000 metros masculino. O atleta também participou da Copa Brasil de Canoagem Velocidade, onde conquistou uma medalha de bronze na primeira etapa da competição, ocorrida em Capitólio-MG. Lívio fazia parte da Iporanga Escola de Canoagem de José de Freitas.
Notícia relacionada: Encontrado corpo de atleta que desapareceu nas águas do Açude do Bezerro