Geral

Coronavírus: Firmino faz videoconferência com Bolsonaro e Ministro da Saúde

Prefeitos das capitais brasileiros pedem criação de Comitê para gerir pandemia de Coronavírus

Da Redação

Domingo - 22/03/2020 às 19:36



Foto: Reprodução/Instagram Prefeito Firmino Filho durante transmissão ao vivo no Instagram
Prefeito Firmino Filho durante transmissão ao vivo no Instagram

A instalação imediata de um Comitê Interfederativo para gerir a crise instalada pela pandemia do coronavírus. Esse foi o pedido do prefeito Firmino Filho e demais prefeitos das capitais brasileiras durante videoconferência com o Presidente da República, Jair Bolsonaro, e Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, neste domingo (22).

Segundo o prefeito, que também é segundo vice-presidente da Federação Nacional dos Prefeitos (FNP), a instalação do comitê possibilita a troca de informações e compartilhamento de decisões, o que propiciará ações mais eficazes para o país, respeitando as competências institucionais e legais.

“Enviamos um documento ao Presidente reivindicando um canal de diálogo permanente entre a União, Estados e Municípios, especialmente sobre algumas ações que não são precisamente da área da saúde”, destacou.

Os prefeitos também pediram apoio aos municípios com disponibilização de recursos, e que a distribuição leve em consideração a prevalência do número de pacientes infectados e a estrutura médico hospitalar disponível nas cidades.

“Destacamos a necessidade de equipamentos, UTIs, ventiladores mecânicos, assim como também recursos de natureza financeira. Essa grave crise vai sobrecarregar nossa rede hospitalar e os municípios precisam estar devidamente autorizados a tomar medidas necessárias para atuar nesse enfrentamento”, acrescentou o prefeito de Teresina.

Na ocasião, o Ministro e o Presidente ouviram todas as recomendações e sugestões dos prefeitos e mostraram compromisso em dar sequência aos planos de contingência que foram feitos em sintonia com o Ministério da Saúde. Luiz Henrique Mandetta informou ainda que está fazendo o possível para atender as cidades com os estoques de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais de saúde.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: