PANDEMIA

Agências do INSS no Piauí estão fechadas ao público por causa do Coronavírus

O fechamento foi "forçada" pelo Sindicato dos Previdenciários. A ausência de médicos peritos ajudou na mobilização de servidores para o fechamento das unidades


Prédio do INSS no Centro de Teresina

Prédio do INSS no Centro de Teresina Foto: Piauihoje.com

As 32 agências da Previdência Social (APS,s) no Piauí foram fechadas para atendimento ao público nesta quinta-feira (19) para proteger os servidores de uma possível contaminação com o novo Coronavírus (COVID-19). Elas vão permanecer fechadas nesta sexta-feira.

Além de uma ação do Sindicato dos Previdenciários (Sintsprev), a ausência de médicos peritos ajudou na mobilização de servidores para o fechamento das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

O presidente do  Sintsprev,  Antônio Machado, informou que as agências vão permanecer fechadas até que governo federal decida sobre como será o atendimento presencial nas agências do INSS enquanto perdurar a pandemia do Coronavírus.

O gerente do INSS no Piauí, Daniel Lopes, não quis se manifestar sobre o fechamento das agências. Ele e os demais gerentes do INSS em todo o país estão aguardando decisões e orientações do Ministério da Economia e da direção do Instituto sobre o que deverão fazer nesta situação de pandemia.

De acordo com o presidente do Sintsprev, no Brasil todo está havendo uma reação de médicos peritos federais contra o atendimento presencial, o que ajuda os servidores administrativos pedirem liberação para trabalho em casa via canais remotos do INSS na Internet.

"A posição dos médicos peritos é um dos principais problemas que o governo federal terá de enfrentar, até porque grande parte dos benefícios pagos pelo INSS dependem de perícia médica", diz Antônio Machado.

O sindicalista explica que o fechamento das agências não vai interferir na maioria dos serviço e no atendimento porque a maioria dos servidores do INSS já executa quase todos suas tarefas, inclusive as de entendimento, através de canais remotos, trabalho que pode ser feito de casa.

Fonte: AsCom

Próxima notícia

Dê sua opinião: