Geral

Agências do INSS no Piauí estão fechadas ao público por causa do Coronavírus

O fechamento foi "forçada" pelo Sindicato dos Previdenciários. A ausência de médicos peritos ajudou na mobilização de servidores para o fechamento das unidades

Quinta - 19/03/2020 às 18:21



Foto: Piauihoje.com Prédio do INSS no Centro de Teresina
Prédio do INSS no Centro de Teresina

As 32 agências da Previdência Social (APS,s) no Piauí foram fechadas para atendimento ao público nesta quinta-feira (19) para proteger os servidores de uma possível contaminação com o novo Coronavírus (COVID-19). Elas vão permanecer fechadas nesta sexta-feira.

Além de uma ação do Sindicato dos Previdenciários (Sintsprev), a ausência de médicos peritos ajudou na mobilização de servidores para o fechamento das unidades do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

O presidente do  Sintsprev,  Antônio Machado, informou que as agências vão permanecer fechadas até que governo federal decida sobre como será o atendimento presencial nas agências do INSS enquanto perdurar a pandemia do Coronavírus.

O gerente do INSS no Piauí, Daniel Lopes, não quis se manifestar sobre o fechamento das agências. Ele e os demais gerentes do INSS em todo o país estão aguardando decisões e orientações do Ministério da Economia e da direção do Instituto sobre o que deverão fazer nesta situação de pandemia.

De acordo com o presidente do Sintsprev, no Brasil todo está havendo uma reação de médicos peritos federais contra o atendimento presencial, o que ajuda os servidores administrativos pedirem liberação para trabalho em casa via canais remotos do INSS na Internet.

"A posição dos médicos peritos é um dos principais problemas que o governo federal terá de enfrentar, até porque grande parte dos benefícios pagos pelo INSS dependem de perícia médica", diz Antônio Machado.

O sindicalista explica que o fechamento das agências não vai interferir na maioria dos serviço e no atendimento porque a maioria dos servidores do INSS já executa quase todos suas tarefas, inclusive as de entendimento, através de canais remotos, trabalho que pode ser feito de casa.

Fonte: AsCom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: