O ponto alto da assembleia do Consórcio Nordeste, que acontecerá nesta segunda-feira (1) no Blue Tree Towers Rio Poty, será o anúncio dos projetos contemplados pela Chamada Nordeste. A chamada recebeu 246 propostas que somaram uma demanda de crédito de R$ 127,8 bilhões, volume quase 13 vezes superior à estimativa inicial. A iniciativa representa o maior investimento em industrialização da história da região.
A programação da assembleia inclui a apresentação de estudos estratégicos de relevância, como "Powershoring como estratégia de desenvolvimento" e "Futuro digital do Nordeste", este último produzido pelo Banco Mundial. Serão assinados acordos de cooperação com cinco importantes instituições — ENAP, Sebrae, Apex, Instituto Ethos e Norgás — visando fortalecer a articulação e o desenvolvimento regional. Outras pautas incluem a divulgação do Relatório 2025 do Consórcio Nordeste, a entrega do Plano Brasil Nordeste de Transformação Ecológica e a aprovação do orçamento de 2026.
Os chefes dos Executivos estaduais deverão atender a imprensa a partir das 10h e concederão uma coletiva de imprensa ao final da assembleia, por volta das 18h, para detalhar as pautas deliberadas e os investimentos anunciados. Os profissionais de imprensa que farão a cobertura devem realizar inscrição; as credenciais serão entregues a partir das 12h. O uso de crachá é obrigatório para os veículos de comunicação.
O encontro em Teresina reforça o compromisso dos governadores do Nordeste em buscar a integração e o desenvolvimento socioeconômico da região por meio de projetos de grande impacto, com foco em tecnologia e industrialização.
Fonte: pi.gov.br
Mais conteúdo sobre:
#Consórcio Nordeste #Chamada Nordeste #desenvolvimento socioeconômico #tecnologia e industrialização #governadores do Nordeste #Banco Mundial #Futuro digital do Nordeste