Geral

EXPECTATIVA

Conselho Universitário homologa resultado da eleição para Reitoria da UFPI

Lista tríplice com os nomes das candidatas a reitora será enviada para escolha do presidente Lula

Da Redação

Quinta - 27/06/2024 às 22:51



Foto: Fotomontagem Piaui Hoje Lívia Nery, Nadir Nogueira e Flávia Lorenne disputam a reitoria da UFPI
Lívia Nery, Nadir Nogueira e Flávia Lorenne disputam a reitoria da UFPI

O Conselho Superior da Universidade Federal do Piauí - UFPI, homologou nesta quinta-feira (27) o resultado da consulta para escolha da futura reitora da instituição. Foram homologados os nomes das professoras Nadir Nogueira (1º lugar), Flávia Lorenne (2º lugar) Lívia Nery (3º lugar) e seus respectivos vices e elas estão aptas para nomeação.

A homologação do resultado é o primeiro passo para a nomeação da futura reitora, que deverá ocorrer até o dia 20 outubro de 2024. Agora, o Conselho Universitário vai enviar ao Ministério da Educação e à Presidência da República a listra tríplice com os nomes das candidatas que disputaram a eleição para Reitoria.

Resultado da consulta

A eleição ocorreu dia 15 de maio. Houve votação em Teresina e no interior do Estado. Três chapas disputaram os votos dos professores, técnicos e alunos. A Chapa 1 foi liderada pela professora Lívia Nery. A Chapa 2 teve à frente a professora Nadir Nogueira e a  Chapa 3 foi comandada pela professora Flávia Lorenne.

A Chapa 2 foi avencedora, obteve 5.373 votos. A segunda colocada foi a Chapa 3, que recebeu 3.818 votos. A Chapa 1 foi a terceira colocada com 2045 votos. As chapas 1 e 3 eram consideradas da situação e a Chapa 2 de oposição à atual administração da UFPI.

Pelo resultado da eleição, a primeira colocada na lista tríplice será a professora Nadir Nogueira. A segunda é Flávia Lorenne e a terceira a Lívia Nery. O presidente Lula, historicamente, tem nomeado os primeiros colocados nessas listas tríplice, respeitando a vontade da maioria.

O mandato do atual reitor, Gildásio Guedes, termina no dia 20 de novembro. O mandato da futura reitora vai terminar em novembro de 2028.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: