
Na madrugada da próxima sexta-feira (14), um eclipse total lunar será visível em todo o Brasil. Esse fenômeno, conhecido como Lua de Sangue, faz com que a Lua adquira uma coloração avermelhada, devido à sombra da Terra que bloqueia a luz do Sol. Esse será o último eclipse desse tipo até 2029.
O evento começará às 3h26, atingirá o ponto máximo às 3h58 e terminará com o pôr da Lua às 4h31, segundo o Observatório Nacional. Para quem quiser acompanhar, o observatório transmitirá o evento ao vivo a partir das 0h30 no YouTube.
Como observar o eclipse
O eclipse lunar poderá ser visto a olho nu em todo o Brasil, desde que o tempo esteja claro e sem nuvens. Ao contrário do eclipse solar, não é necessário tomar nenhuma precaução ao observar o fenômeno.
Uma dica importante para quem quiser ver o eclipse lunar de perto é procurar lugares com boa visibilidade para o leste, direção onde o Sol nasce. Isso acontece porque o eclipse lunar ocorre durante a Lua Cheia, que nasce ao pôr do Sol. Portanto, quando a Lua aparecer no céu, o eclipse já terá começado.
Quem estiver em locais com pouca visibilidade também poderá acompanhar a transmissão ao vivo pelo canal do Observatório Nacional no YouTube, a partir das 0h30, horário de Brasília.
Fonte: Com informações da CNN