PRODUTO

Como desentupir ralo de chuveiro

Várias coisas podem causar o entupimento do ralo do chuveiro


Ralo

Ralo Foto: Divulgação

É realmente uma situação desagradável quando você está tomando banho e começa a ver a água subir, às vezes tem que parar de tomar seu banho e esperar a água descer pelo ralo para poder continuar seu banho.

Quando isso acontece é por que o ralo está entupido, é bastante comum isso acontecer, mas não deixa de ser inconveniente e um pouco irritante.

Por isso, para lidar com esse problema, criamos este artigo, para que você pessoa que quer tomar seu banho em paz, assim possa fazer, então para isso, continue lendo este artigo.

Neste artigo você também vai ler:

Por que o ralo do chuveiro entope?

Como desentupir ralo de chuveiro?

O que usar para desentupir ralo?

Desentupidora em Guarulhos

Por que o ralo do chuveiro entope?

Várias coisas podem causar o entupimento do ralo do chuveiro. Cabelo escorrendo pelo ralo é uma das causas mais comuns, às vezes insetos começam a criar um ninho no ralo, ou pode ser um entupimento geral na casa.

Às vezes o entupimento pode ser só sujeira mesmo, por isso é sempre uma boa opção dar uma olhada, pois por incrível que pareça, até o sabonete pode causar entupimento.

Essas e outras coisas podem causar o entupimento, caso a água do seu ralo esteja subindo abra a tampa e procure ver o que tem dentro, pra assim você saber como proceder.

Que receita resolve ralo entupido?

Às vezes é complicado dizer o que foi que entupiu o seu ralo, então uma boa maneira de desentupir ele é usando receitas com algumas misturas que podem ser feitas em casa, de maneira rápida, fácil e barata.

Entenda que estas são somente algumas opções para receitas caseiras que podem ajudar na limpeza do ralo e facilitar a passagem da água, mas se isso não funcionar, pode ter outras coisas causando o entupimento.

Então, a melhor coisa a ser feita é procurar um profissional que tem as ferramentas e sabe o que pode estar causando o entupimento.

Contudo, se você acha que isto é uma coisa fácil de resolver ( e na maioria das vezes é), você pode usar as seguintes receitas.

Bicarbonato de sódio é um produto que sempre é encontrado em casa, e tem várias funções, desde branqueador de dentes, para limpador de pisos e até desentupidor de ralos.

O bicarbonato de sódio realmente é uma mão amiga para que cuida da casa. Neste caso, você vai precisar algumas coisas além de bicarbonato, então se prepare para procurar essas coisas pela casa.

Um copo médio cheio de bicarbonato de sódio

Meio copo de vinagre (mesma medida)

Água quente

E um pano para abafar o ralo

De preferência procure um pano de chão, ou algum tecido já sujo, afinal você vai estar lidando com o desentupimento de ralo de chuveiro.

Pegue o copo com bicarbonato e jogue todo o bicarbonato dentro do ralo, em seguida jogue todo o vinagre (pode ser qualquer vinagre que você tenha em casa), e tampe a boca do ralo com o pano.

Deixe a solução agir por meia hora e depois com água quente (em relação a quantidade, uma panela cheia pela metade com água quente já é o suficiente), jogue tudo pelo ralo.

A água quente vai ajudar a dissolver o bicarbonato e vai ajudar a misturar o vinagre com tudo. A água quente também facilita a sujeira a descolar dos canos na parte interior, então nessa situação ela será de grande ajuda.

Caso a solução não tenha funcionado por completo, repita a operação.

Você também pode usar soda cáustica para fazer o desentupimento, para isso você só precisa de uma quantidade de mais ou menos um copo pequeno cheio e jogar dentro do ralo.

Pelo fato da soda cáustica ser forte, você não vai precisar esperar muito para ver o resultado.

Contudo, tenha atenção ao usar soda cáustica pois ela pode causar queimaduras na pele. Um fato interessante caso você tenha além de soda cáustica em casa, também tenha ácido muriático.

Por causa da soda cáustica ser uma base e o ácido muriático um ácido, eles dois não se misturam. Na verdade eles causam uma reação, que quando postos juntos eles se desfazem e se tornam água e sal, perdendo toda a capacidade de dissolução.

Então se você quiser desentupir um ralo de chuveiro, de pia, ou até mesmo uma privada, NÃO use soda cáustica e ácido muriático juntos, pois tudo o que você vai conseguir é água e sal, e o seu esforço terá se tornado inútil.

O que usar para desentupir ralo?

Caso você tenha tentado alguma receitinha ou produto e eles não tenham funcionado, pode ter acontecido de alguma coisa ter passado, ou pelo ralo, ou pela tubulação da casa e ficado preso ali.

Pode ser uma pedra, um pequeno objeto ou um inseto. Existem alguns produtos que podem ajudar a retirar o que está preso ali.

Funciona como uma mangueira com uma garrinha na ponta, e na outra ponta você aperta para essa garrinha, fechando ela e agarrando o que precisa.

Você pode colocar essa garrinha no ralo e tentar segurar o que está entupindo o ralo. Caso você possa usar uma lanterna para poder ver melhor, é muito recomendado.

Coloque a garra no ralo e puxe o que está preso, caso a garra não alcance ou for uma coisa muito grande, e nada do que você está fazendo está funcionando, talvez esteja na hora de procurar um encanador.

Desentupidora em Guarulhos

Pode acontecer também de que o problema não seja exatamente no ralo do chuveiro, e sim na tubulação da casa inteira. Uma boa opção é contratar um serviço de encanador para que eles possam ver qual é a real situação da sua casa.

Não existe especificamente uma desentupidora de ralo de chuveiro, mas saiba que um encanador consegue lidar com qualquer situação relacionado às tubulações da sua casa.

Para contatar uma empresa perto de você, você pode pesquisar no próprio Google com as palavras chave ‘serviço de encanador’ e a região onde você mora. No Google Maps também existe a opção de procurar.

Depois pesquise os preços e veja qual empresa é mais conveniente para você.

Próxima notícia

Dê sua opinião: