A Justiça do Trabalho da 4ª Vara de Niterói (RJ) determinou que o restaurante Coco Bambu pagasse R$ 30 mil em indenização por danos morais a uma ex-funcionária e um adicional salarial de 10%, devido ao acúmulo de funções. A decisão veio após a trabalhadora relatar sobrecarga de tarefas e um episódio de injúria racial no ambiente de trabalho.
Ela alegou que, contratada como auxiliar de cozinha, frequentemente realizava tarefas de cozinheira, como preparar e finalizar pratos e operar equipamentos. Além disso, denunciou uma ofensa racial, onde seu cabelo foi comparado a "Bombril" por uma colega de trabalho, na presença de outros funcionários. Mesmo após informar os superiores, nada foi feito para resolver a situação.
Em sua defesa, o Coco Bambu negou o acúmulo de funções e afirmou que a trabalhadora desempenhou apenas as funções para as quais foi contratada. A empresa também alegou não ter sido informada sobre a injúria racial até o registro policial e ressaltou que a demissão foi voluntária.
A juíza, ao analisar depoimentos de testemunhas, concluiu que a funcionária realmente exercia funções além do seu cargo e deveria receber o adicional de 10%. Sobre a injúria racial, a juíza destacou a omissão da empresa e determinou a indenização, alertando sobre a responsabilidade das empresas em prevenir comportamentos discriminatórios.
Fonte: Brasil 247