Picos, no Sul do Piauí, foi atingido por uma forte chuva na madrugada deste domingo (29), que causou diversos danos no município. O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí, por meio do 4º Grupamento, foi acionado para atender às ocorrências, que começaram por volta das 5h30. De acordo com o diretor de Prevenção da Defesa Civil do Piauí, professor Werton Costa, a forte precipitação foi provocada pela passagem de um vórtice ciclônico de altos níveis.
O primeiro incidente ocorreu no bairro São Vicente, onde um deslizamento de terra atingiu quatro residências. O capitão Allison Rangel, comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí (CBMEPI) em Picos, explicou que "os moradores foram retirados com segurança e sem ferimentos, e todas as casas envolvidas no incidente foram isoladas".
Em seguida, por volta das 6h13, a equipe do Corpo de Bombeiros resgatou uma pessoa que ficou ilhada em uma residência no bairro DNER devido ao alagamento. O capitão Rangel também relatou o registro de um desabamento de encosta no bairro Centro às 6h27 e, às 8h45, um deslizamento de terra no bairro Paroquial que causou a queda de um muro de contenção, danificando parcialmente uma residência. Nenhuma vítima foi registrada nesses incidentes. "As áreas foram isoladas e as orientações necessárias foram passadas aos moradores", afirmou o comandante.
Além de realizar os resgates, as equipes do 4º Grupamento de Picos também atuaram em ações preventivas, isolando as áreas de risco e orientando a população a evitar locais alagados. Durante o dia, foram realizados atendimentos de busca e salvamento e retiradas de bens materiais de casas atingidas pela chuva.
Das 5h às 18h de domingo (29), o Corpo de Bombeiros registrou oito atendimentos e resgatou 11 pessoas de áreas de risco. O capitão Rangel destacou ainda o acionamento da Defesa Civil para apoiar na análise das condições dos locais afetados. “Após análise e monitoramento, farão os procedimentos necessários para devolver a tranquilidade e normalidade dessa comunidade”, concluiu.
Fonte: CCOM-PI