Geral

CASTRAÇÃO E MICROCHIPAGEM

Castramóvel retoma atividades com atendimentos no sul do Piauí na segunda (12)

O programa passará pelos municípios de Paulistana, Jacobina do Piauí e Conceição do Canindé

Sábado - 10/01/2026 às 14:30



Foto: Em 2025, o Castramóvel passou a realizar as cirurgias, como uma verdadeira clínica veterinária volante
Em 2025, o Castramóvel passou a realizar as cirurgias, como uma verdadeira clínica veterinária volante

O Castramóvel, projeto itinerante do Governo do Estado voltado à causa animal, retoma suas atividades em janeiro de 2026, com início pela região sul do Piauí. A iniciativa oferece castração gratuita e microchipagem de cães e gatos, com o objetivo de promover o controle populacional, o bem-estar animal e a prevenção de doenças, beneficiando especialmente protetores de animais, organizações não governamentais (ONGs) e tutores inscritos no Cadastro Único.

Neste primeiro mês de atuação em 2026, o Castramóvel passará por três municípios do sul do estado. De 12 a 16 de janeiro, os atendimentos serão realizados em Paulistana. Na semana seguinte, de 19 a 23 de janeiro, o serviço chega a Jacobina do Piauí. Encerrando o cronograma do mês, o projeto estará em Conceição do Canindé, entre os dias 26 e 30 de janeiro.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Feliphe Araújo, o projeto vem apresentando resultados expressivos ao longo dos últimos anos. “Em 2023, realizamos 1.045 castrações. Já em 2025, esse número subiu para 1.106 procedimentos. O crescimento representa um aumento de 5,83%, o que equivale, em média, a uma castração a cada oito horas”, afirmou o secretário.

Outro destaque do programa foi a modernização implementada em 2025, quando o Castramóvel passou a realizar as cirurgias dentro do próprio veículo, funcionando como uma verdadeira clínica veterinária volante, equipada com estrutura de centro cirúrgico móvel.

“Essa estrutura permitiu ampliar o alcance do serviço e garantir mais segurança e qualidade nos procedimentos realizados. Em 2025, estaremos em mais municípios piauienses levando esta política pública”, finalizou o secretário.

Como funcionará

A gerente de Fauna e Proteção Animal, Danielle Melo, explica como ocorrerão os atendimentos nos municípios. “As ações estão sendo programadas e realizadas em parceria com as prefeituras. A etapa de captação e seleção dos animais que serão atendidos é de responsabilidade do município, cabendo à Semarh a realização dos atendimentos médicos e dos procedimentos cirúrgicos”, pontuou a gerente.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:


Publicidade


Publicidade