Um cão da raça pitbull foi abandonado nas margens do Rio Poti, em Teresina, e resgatado por uma pessoa que passava na região. O animal estava doente e havia sido deixado em uma caixa de papelão, onde enfrentou o temporal da última quinta-feira. Levado para o Hospital Veterinário de Teresina pelo voluntário da ONG Lar do Nando, Fernando Machado, o cão está hospitalizado e precisa de doações para o tratamento.
Segundo relatos, o cão estava com miíase (infestação de larvas), desidratado e com inchaço na cabeça. A situação em que foi encontrado foi descrita como triste e deplorável pelo voluntário. Ele ressaltou a crueldade da pessoa que abandonou o animal à própria sorte e afirmou que o cão estava sofrendo.
As imagens do resgate mostram o cachorro chorando e tremendo de frio. Ele foi encontrado depois que uma pessoa que passava na região, próxima à Ponte Wall Ferraz, ouviu seu choro. Quem quiser fazer doações para o tratamento do cão, é possível contribuir através do PIX lardonando@hotmail.com.
Diariamente de dois a três casos de maus-tratos contra animais são registrados em Teresina, segundo informações da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Os casos envolvem agressões em domicílios, abandonos e atropelamentos vias públicas.
Segundo a Lei de Crimes Ambientais, maus-tratos a animais podem resultar em proibição de guarda, prisão de dois a cinco anos e multas que podem variar de R$ 50 até milhões. A Comissão de Proteção em Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) é um dos órgãos que fiscaliza os casos na capital.
Fonte: Cidade verde