
Sete candidatos a prefeito de Teresina assinaram, nesta sexta-feira (30), uma carta de compromissos com a primeira infância. O evento foi promovido pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), em parceria com o Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). O documento elenca uma série de políticas públicas voltadas para as crianças, entre elas garantir que toda criança de 0 a 3 anos tenha acesso a creche de qualidade, próxima de sua residência, conforme a necessidade ou desejo da família.
O objetivo da solenidade é assegurar que o candidato eleito vai adotar uma postura de proteção aos interesses das crianças.
Participaram os candidatos: Fábio Novo (PT), Francinaldo Leão (PSOL), Geraldo Carvalho (PSTU), Tonny Kerlley (NOVO), Santiago Belizário (UP), Sílvio Mendes (União Brasil) e Telsírio Alencar (Mobiliza). Dr. Pessoa (PRD) e Lourdes Melo (PCO) não compareceram ao evento.
As medidas incluídas na carta são: atenção às pessoas gestantes, imunização de crianças, alimentação de qualidade, direito à creche, transporte escolar seguro, acesso à água potável, benefícios sociais, crescimento saudável e cooperação entre entes federativos para que seja assegurada a atenção integral à primeira infância.
Na ocasião da assinatura da carta, o auditor de Controle Externo do TCE, Gilson Araújo, apresentou o projeto “Primeira Infância na Conta Certa”, com dados referentes à defesa da saúde, vacina, combate à violência, racismo e políticas públicas voltadas às crianças. O último censo demográfico, do ano de 2022, informou que Teresina possui 65.797 crianças, sendo que somente 24,97% estão nas creches.
Também estiveram presentes na assinatura o Procurador-Geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura; representando o presidente do TCE-PI, Kennedy Barros, o Conselheiro Substituto Jackson Veras; a chefe de Gabinete do PGJ-PI, Cláudia Seabra; a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (Caodec), Flávia Gomes Cordeiro; e a Coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Infância e Juventude (Caodij), em exercício, Áurea Madruga.