Geral

Campanha da Fraternidade 2022 convida a sociedade para construção de diálogos

Em seu pronunciamento, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, destacou que os novos hábitos e valores que foram surgindo na sociedade

Da redação

Quinta - 03/03/2022 às 14:24



Foto: Divulgação Campanha da Fraternidade 2022
Campanha da Fraternidade 2022

A solenidade de lançamento da Campanha da Fraternidade 2022 na Arquidiocese de Teresina aconteceu na manhã desta quinta-feira (03), na Residência Episcopal, e contou com a presença da imprensa, membros do clero e autoridade políticas como a vice-governadora do Piauí, Regina Sousa, e o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.

Em seu pronunciamento, o arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Brito, destacou que os novos hábitos e valores que foram surgindo na sociedade exigem uma adequação na forma de educar.
“Nenhum país progride sem educação. Nenhum ser humano tem êxito na sua vida profissional e familiar sem educação. E a Campanha da Fraternidade este ano, além de chamar atenção para essa situação, ainda deficiente no Brasil, vai ao cerne da questão, porque educação é uma questão de sensibilidade. A família é educadora, mas também se educa. Todo ser humano pode ser educador, assim como todos nós precisamos ser educandas e educandos”, disse.

CUFA já distribuiu 10 mil toneladas de alimentos aos piauienses na pandemia

Dois tremores de terra foram registrados nos estados do Piauí e Ceará


Com o tema: “Fraternidade e Educação” e o lema: “Fala com sabedoria, ensina com amor”, a edição 2022 convida a sociedade para promover diálogos a partir da realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, e propõe caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Esta é a terceira vez que a Igreja no Brasil vai aprofundar o tema educação em uma CF. Desta vez, a reflexão será impulsionada pelo Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco.

A vice-governadora do estado do Piauí, Regina Sousa, comentou que a proposta da campanha é importante para que a educação seja compreendida não apenas como um ato escolar, mas como um processo que envolve a sociedade em geral. “A Campanha fala de educação em um modo geral e não apenas da escolar. É uma tarefa de todos, inclusive dos comunicadores, devemos educar para a paz e não para a violência”, contou.

Conforme o prefeito de Teresina, Doutor Pessoa, a educação é um pilar da sociedade. “Estou muito feliz em participar pela primeira vez como prefeito de Teresina. Se em uma sociedade tem amor, educação e diálogo conseguimos prosseguir por um caminho melhor”, destacou.

Realizada no período quaresmal, a campanha é uma ação comunitária, social e evangelizadora que procura atingir e mobilizar não só os cristãos, mas toda a sociedade, o poder público e as organizações sociais. Para o Diácono Gilberto Penha, coordenador Arquidiocesano da CF, é preciso que a sociedade coloque em prática o tema por meio de contribuições que serão destinadas às comunidades que mais necessitam.
“Precisamos de ações concretas e não apenas ficar no campo teórico. Precisamos olhar para aqueles que precisam. Esse é o nosso verdadeiro objetivo. Olhar com amor para os mais necessitados”, pontua. Também estiveram presentes no lançamento as deputadas estaduais Lucy Soares e Teresa Brito, o secretário municipal de Educação, Nouga Cardoso, o Procurador Geral do Município, Aurélio Lobão, e a coordenadora estadual de Enfrentamento às Drogas, Cida Santiago.

Coleta Nacional da Solidariedade

No dia 10 de abril, Domingo de Ramos, será realizada a Coleta Nacional da Solidariedade que é voltada para a arrecadação de fundos que custearão as obras nas comunidades mais carentes. Ainda conforme o diácono Gilberto Penha, uma comissão será formada para avaliar se projetos enviados possuem relação direta com o tema da Campanha no ano de 2022.

Fonte: Rafaela Fonteles

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: