O Atlético-PI (CAP) sagrou-se campeão do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025 ao derrotar o Traipu por 5 a 2, na partida de volta da final, realizada neste domingo (30), no ginásio João Paulo II, em Arapiraca. Com o resultado, o "Cavernão" fechou o placar agregado em 2 a 1, após o empate de 1 a 1 no jogo de ida em Teresina, e conquistou o título inédito da competição nacional.
Os gols do Atlético-PI foram marcados por Luan (duas vezes), Pesk, Kauê e Gabriel Guedes. Pelo Traipu, Pedro e Lukinhas diminuíram a vantagem.
A partida começou com duelos físicos intensos. O Atlético-PI abriu o placar aos cinco minutos: após um erro da defesa adversária, Pesk recebeu assistência de Luan e finalizou (1 a 0). Em jogada ensaiada de bola parada, Kauê ampliou a vantagem do Cavernão aos nove minutos (2 a 0). Logo depois, aproveitando um erro na posse do goleiro Thiago, Gabriel Guedes tocou na bola e fez o terceiro gol (3 a 0). O Traipu diminuiu o placar aos 11 minutos com Pedro, em cobrança de tiro livre (3 a 1).
No segundo tempo, o Traipu tentou pressionar com maior posse de bola e finalizações, mas esbarrou na defesa sólida do Atlético-PI. Aos sete minutos, após uma defesa do goleiro Lambão, Luan puxou um contra-ataque rápido, driblou o goleiro Thiago e marcou o quarto gol para o CAP (4 a 1). No minuto seguinte, Lukinhas conseguiu se livrar da marcação e diminuiu a diferença para o Traipu (4 a 2).
Aos 18 minutos do segundo tempo, Luan finalizou de longa distância, aproveitando um erro de passe na defesa do Traipu, e marcou o quinto gol do Atlético-PI, sacramentando a vitória por 5 a 2 e garantindo o título do Campeonato Brasileiro de Futsal 2025.