Geral

MANIFESTAÇÃO

Artistas de Teresina realizam ato de manifesto pelo resgate da Lei A. Tito Filho

O ato foi ao redor da estátua do ex-prefeito Wall Ferraz, criador da lei

Redação

Terça - 13/10/2020 às 15:08



Foto: Divulgação Artistas de Teresina realizam ato de manifesto pelo resgate da Lei A. Tito Filho
Artistas de Teresina realizam ato de manifesto pelo resgate da Lei A. Tito Filho

Um grupo de artistas de Teresina realizou, na segunda-feira (12), um ato de protesto na Avenida Frei Serafim e assinou um manifesto pelo resgate da Lei A. Tito Filho, que consiste na concessão de incentivo fiscal para a realização de Projetos Culturais. O ato foi ao redor da estátua do ex-prefeito Wall Ferraz, criador da lei.

No manifesto, os artistas fazem apelo aos candidatos a prefeito da capital: “Senhores candidatos e candidatas, para que tudo isso continue é preciso assegurar mecanismos de investimento na área cultural, como forma não só de sustentabilidade de nossa arte, mas também de descobrir novos talentos e valores nos diversos campos da Cultura. Por isso, através desse manifesto, estamos reivindicando a qualquer um de Vossas Senhorias que seja eleito a prefeito de Teresina, o compromisso de restabelecer o Projeto Cultural A.Tito Filho, a Lei A. Tito Filho, da Prefeitura de Teresina, criada pelo saudoso professor Wall Ferraz, quando prefeito de nossa capital”.

O documento cita que no período em que a administração municipal garantiu a sua efetividade, a Lei A. Tito Filho propiciou a realização de inúmeros eventos culturais. Dezenas de livros foram lançados; peças teatrais foram encenadas; filmes foram produzidos; festivais de música e dança realizados. No entanto, há 12 anos, após modificações introduzidas pela administração municipal, a lei está parada, seus objetivos originais esquecidos, causando enorme prejuízo ao desenvolvimento cultural da cidade.
“Portanto, senhoras candidatas e senhores candidatos, é preciso assegurar políticas públicas de Cultura, de forma duradoura e consequente, preservando o nosso patrimônio material e imaterial, resgatando o plano editorial do município de Teresina, além de um olhar atento para as áreas de cinema e vídeo, artes plásticas e cultura popular, há muito tempo relegadas pelo poder público municipal”.

Participaram do manifesto, o Airton Martins, ator e produtor; Durvalino Couto,  jornalista e poeta; Soraya Guimarães,  produtora; Luiz Sá, produtor e educador musical; Mariano Gomes, ator e educador; Wellington Soares, escritor e professor; Arimatan Martins,  diretor teatral; Fernando Freitas, ator e coreógrafo; Giovanni Costa , produtor; Elton Arruda, professor; e o dramaturgo Ací Campelo, que liderou o movimento.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: