Primeiro os educandos participaram de um momento de sensibilização, onde foi explicado todo o processo de subida e desova da tartaruga marinha e da importância do animal para o meio ambiente. Foram convidados a refletir sobre o papel do homem na conservação do meio.
“Se jogar lixo na praia os animais morrem engasgados e a gente fica morando num lugar sujo e ninguém gosta” afirmou Eduardo Costa, educando do Centro após a assistir a explicação da especialista em gestão ambiental Edlayne Mendes.
Com participação ativa nas perguntas e respostas os educandos puderam acompanhar de perto a chegada dos filhotes ao mar. “É muito lindo! Especial!” destacou Brena de Jesus, educando do centro, durante a soltura.
Para a professora Adriana Carvalho a oportunidade oferecida aos alunos do centro é importante para a vivência. “Esse momento é muito importante porque eles estão tendo a oportunidade de ver de perto o que eles escutam na instituição sobre o projeto, as tartarugas. Hoje eles estão realizando um sonho e fortalecendo o conhecimento” .
"Sempre tivemos ótimas trocas de experiências com a APAE, é muito importante e gratificante para nós do Projeto Biomade, poder sentir o entusiasmo, a alegria, a empolgação desses jovens. Saber que podemos contribuir com o conhecimento deles, proporcionando uma atividade ambiental como essa soltura de filhotes, nos fortalece cada vez mais na realização desse trabalho." relata a bióloga coordenadora técnica, Werlanne Magalhães.
Fonte: assessoria