Geral

PETISTA HISTÓRICO

Amigo de Lula, Luiz Edwiges fundou a Fetag e foi candidato a vice-governador

A história de Luiz Edwiges é de luta em defesa dos direitos dos trabalhadores no Piauí

Cintia Lucas

Segunda - 04/12/2023 às 10:18



Foto: Reprodução Ribamar Santos, Lula, Valério, Luís Edwiges, entre outros
Ribamar Santos, Lula, Valério, Luís Edwiges, entre outros

O petista histórico e piauiense, Luiz José Ribamar Osório Lopes, o Luís Edwiges, era trabalhador rural e vaqueiro. Desde cedo, indignou-se com as injustiças cometidas contra os trabalhadores rurais no interior do Piauí, organizou seus companheiros e amigos e fundou a Associação dos Lavradores e Trabalhadores na Agricultura de Campo Maior – ALTACAM, considerada a primeira Liga Camponesa do Piauí e a terceira do Nordeste.

Wellington Dias, Luís Edwiges, Roberto John e Nazareno Fonteles

Logo depois, em 1963, fundou a Federação dos Trabalhadores em Agricultura do Piauí (Fetag), entidade que atua fortemente até os dias de hoje defesa dos trabalhadores. Foi presidente do STR de Campo Maior, fundador da CUT e do PT. 

Luis Edwiges e Ribamar Santos, fundadores do PT no Piauí

Foi amigo pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de muitas outras figuras ilustres da política no Piauí como ministro do MDS, Wellington Dias, secretária da SASC, Regina Sousa, deputados Francisco Limma e Franzé Silva e secretário Antônio Neto.

Devido a luta em defesa das causas sociais, foi perseguido e preso pela ditadura militar (1964/85). Foi o primeiro candidato a vice-governador pelo PT no Piauí junto a Ribamar Santos. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: