Geral

Águas de Teresina inaugura museu interativo para formar consumidores mais conscientes

O museu interativo da Águas de Teresina conta com ambiente similar ao de um laboratório de ciências, com atividades lúdicas e interativas

Alinny Maria

Terça - 04/02/2020 às 10:53



Foto: Valcian Calixto Águas de Teresina lança Museu Interativo
Águas de Teresina lança Museu Interativo

A Águas de Teresina inaugurou na manhã desta terça-feira (04), a Estação Fonte do Saber Antônio de Passos Nunes da Rocha, um museu interativo sobre o ciclo da água. O evento contou com a presença do governador Wellington Dias e aconteceu na Estação de Tratamento de Água Sul (ETA – Sul).

O museu interativo da Águas de Teresina conta com ambiente similar ao de um laboratório de ciências, com atividades lúdicas e interativas, com o objetivo de ampliar o tema da educação ambiental e ajudar a formar cidadãos mais conscientes.

"Estamos aqui não só para tornar Teresina uma referência no saneamento, mas também para criar na população a consciência para o uso correto da água, a correta destinação e ai sim nós formamos uma sociedade mais compreensiva para o cuidado com o meio-ambiente", disse  Cleyson Jacomini, presidente da Águas de Teresina.

Ainda para o presidente, o objetivo da concessionária é fazer com que Teresina evolua. "Não estamos aqui simplesmente para distribuir água e tratar um esgoto. Nós também queremos que a cidade evolua e ai que vem a consciência ambiental. Aqui as crianças poderão experimentar as atividades lúdicas e compreender porque o óleo não pode ser jogado naquele lugar. Eles saem daqui com essa consciência e com a dimensão de quanto isso compromete. O museu é uma ferramenta que estamos entregando para a cidade e nós queremos que ela seja bastante explorada por todos", conclui o presidente.

O governador Wellington Dias ressalta que a Parceria Público-Privada é cada vez mais eficiente. "O que aconteceu aqui domingo (rompimento da adutora que deixou 80% dos bairros sem água), é um exemplo de agilidade. Em poucas horas, sem a burocracia do setor público, e essa participação do público com o privado permite que possa haver o privilégio do uso da ação privada para solucionar um problema de interesse público, no caso o abastecimento de água. E agora com essa preocupação social da Águas de Teresina com a conscientização é uma demonstração de que a Parceria Público-Privada do Estado com a presença do município e também com a concessionária foi acertada". comenta Dias.

O espaço fica localizado dentro da ETA-SUL e é aberto ao público. O visitante terá uma boa experiencia no local, onde tem uma série de equipamentos que remetem a história da água, da vida e da humanidade, além dos processos utilizados durante o tratamento de esgotos.  Os visitantes também conhecerão a geração de energia elétrica construída por quatro bicicletas, sendo uma adaptada para cadeirantes. As bicicletas quando acionadas geram energia suficiente para acionar as bombas, que levam água até as caixas d'águas e prédios.

Fotos: Valciãn Calixto

Fonte: Flash de Valciãn Calixto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: