
O Palmeiras está muito perto de conquistar seu 12º título brasileiro. De acordo com os especialistas do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Palmeiras tem 85,9% de chances de colocar as mãos na taça.
Essa probabilidade se deu após a vitória por 4 a 0 do Verdão sobre o América-MG, no Allianz Parque, na noite dessa quarta-feira (29), em jogo pela 36ª rodada do Brasileirão. O Palmeiras ficou com três pontos de vantagem na liderança.
Os gols do Verdão foram marcados por Endrick, Éder(GC) e Flaco López (2x). Com a vitória, o Palmeiras chegou aos 66 pontos conquistados. O Palmeiras volta a campo no próximo domingo (03), às 16h (de Brasília), no Allianz Parque, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A goleada, somada a outros resultados de adversários diretos, deixou o cenário muito favorável aos comandados de Abel Ferreira. Em um deles, após um final dramático – com dois gols após os 50 minutos do segundo tempo -, o Botafogo só empatou com o rebaixado Coritiba por 1 a 1.
Com isso, o Palmeiras abriu três pontos de vantagem em relação ao Bota, Atlético-MG e Flamengo – 66 contra 63 dos outros três. E nas contas dos matemáticos da UFMG, todos aparecem com chances remotas.
Na prática, se vencer o Fluminense na próxima rodada, em casa, o Palmeiras só perde o título se todos os rivais vencerem seus últimos dois jogos e tirarem uma diferença considerável no saldo de gols. O do Verdão atualmente é de 30 – o adversário mais próximo é o Bota, com 23.
Bragantino e Grêmio, que ainda jogam nesta rodada, aparecem 1,2% e 0,96% de chances de levar o título, respectivamente.
Veja as chances de títulos do Brasileirão 2023 na 36ª rodada, segundo o Departamento de Matemática da UFMG:
Palmeiras - 85,9%
Atlético-MG - 5,8%
Botafogo - 3,5%
Flamengo - 2,5%
Bragantino - 1,2%
Grêmio - 0,96%
Outros jogos da 36ª rodada:
O Atlético-MG do treinador Felipão venceu o Flamengo por 3 a 0 no Maracanã. Os gols da equipe mineira foram marcados por Paulinho, Edenilson e Rubens. O triunfo permitiu que o Galo encostasse de vez na briga pelo título. O time chegou aos 63 pontos, mesma pontuação de Botafogo e Flamengo.
O Botafogo empatou com o já rebaixado Coritiba em 1 a 1 no Couto Pereira. Com requintes de crueldade, a equipe carioca abriu o placar aos 53 minutos do segundo tempo com Tiquinho Soares de pênalti, entretanto sofreu o empate no lance seguinte com Edu. Apesar da fase terrível, o time ainda é o vice-líder da competição.
Fonte: Com informações de Band Esportes e Terra