
Três alunos de escolas da rede estadual de ensino do Piauí se destacaram no Campeonato Brasileiro de Judô Regional I, realizado na Arena Verdão em Teresina nos dias 6 e 7 de abril.
Maria Flor Santos Sampaio, do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Zacarias de Góis, Liceu Piauiense, conquistou medalhas de ouro e prata. Cauê dos Santos Ximenes e Lunnara Krisley Lima da Silva, das escolas Deputado Alberto Monteiro e Ceti Professora Julia Nunes Alves respectivamente, ganharam medalhas de bronze nas categorias sub 18 masculino (até 60kg) e sub 15 feminino (até 50kg).
Maria Flor, de 17 anos, foi um destaque na competição, conquistando ouro na categoria sub 18 feminino e prata na categoria sub 21 (até 63 kg). Ela, que é faixa marrom e está no terceiro ano do ensino médio no Liceu Piauiense, começou no judô em 2013, incentivada pelos pais, Tiago Moraes e Luciana Santos.
Ela descreveu a emoção de conquistar o primeiro lugar no pódio e agradeceu aos pais pelo incentivo ao esporte. Além disso, ela compartilhou sua rotina intensa de treinos e estudos, incluindo a preparação para o Enem.
O campeonato, apoiado pelo Governo do Estado e organizado pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ), contou com a participação de atletas de vários estados. O Piauí se destacou como o maior vencedor, com 70 medalhas no total e o primeiro lugar geral.
A Seduc incentiva a prática esportiva através do programa Seduc Esportiva, que tem como objetivo desenvolver o esporte no ambiente escolar e contribuir para a formação dos alunos. O secretário destacou a existência de muitos talentos nas escolas da rede pública estadual de ensino e a importância do programa para incentivar esses jovens.
“Temos muitos talentos nas escolas da rede pública estadual de ensino e para incentivar estes jovens criamos o programa Seduc Esportiva. O programa vai sistematizar de maneira pedagógica e esportiva a oferta do componente extracurricular Esporte Educacional nas escolas e proporcionar vivências esportivas nas diferentes etapas da vida escolar”, mencionou o secretário.
Fonte: Governo do Piauí