
A Rayssa Leal não fez qualquer comentário político durante sua entrevista com a CazéTV, após conquistar a medalha de bronze no skate street feminino dos Jogos Olímpicos de Paris, no domingo, 28 de julho. A informação falsa circulou nas redes sociais, afirmando que Leal dedicou sua medalha ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Essa declaração, amplamente compartilhada e visualizada mais de 920 mil vezes, é incorreta.
A alegação falsa surgiu após postagens satíricas no X, que foram descontextualizadas e disseminadas como se fossem verdadeiras. Publicações nas redes sociais, incluindo Facebook, Instagram, X e TikTok, atribuíram à atleta declarações políticas, como a dedicada a "todos os trabalhadores que sofrem com jornadas abusivas" e um pedido para que Bolsonaro retornasse à presidência em 2028. Essas informações foram enviadas também ao WhatsApp do AFP Checamos, que confirmou a falsidade das alegações.
Na verdade, durante a entrevista informal com a repórter Dayana Natale e o humorista Diogo Defante, veiculada no canal de conteúdo esportivo da CazéTV no YouTube, Rayssa Leal falou sobre sua experiência na competição, o apoio da torcida e a diferença entre os Jogos de Paris e Tóquio 2021. A atleta apenas mostrou sua medalha de bronze para a câmera e não fez comentários políticos.
Em uma coletiva de imprensa realizada no dia seguinte, 29 de julho, Rayssa reiterou não ter feito declarações políticas e se concentrou em discutir a pressão da competição e suas futuras perspectivas. A AFP Checamos tentou obter um comentário da agência de Rayssa Leal, mas não obteve resposta. O conteúdo também foi verificado por Estadão Verifica e Agência Lupa, confirmando a ausência de qualquer declaração política por parte da atleta.
Atleta não fez nenhuma menção ao político na conversa, disponível no YouTube - Foto: Projeto Comprova UOL
Fonte: Jornal Estado de Minas, Uol