Mundo

VENEZUELA

Oposição venezuelana relata dificuldade de registrar credenciais de fiscais eleitorais

O site da autoridade eleitoral vem apresentando "problemas técnicos"

Da Redação

Quarta - 24/07/2024 às 09:45



Foto: Ariana Cubillos/AP Maria Corina Machado durante campanha de Edmundo González
Maria Corina Machado durante campanha de Edmundo González

A oposição venezuelana de Maduro afirmou que está enfrentando "obstáculos graves" para registrar fiscais eleitorais para as eleições presidenciais na Venezuela que ocorrem neste domingo (28). Segundo a coalizão montada para enfrentar o atual presidente Nicolas Maduro, o site da autoridade eleitoral vem apresentando "problemas técnicos".

De acordo com a Plataforma Unitária Democrática (PUD), foram registrados mais de 90 mil fiscais para acompanhar as eleições. Contudo, a oposição dita que o site da autoridade eleitoral não está permitindo a impressão as credenciais de acesso ao centro das votações.

Os fiscais são cadastrados pelos próprios partidos políticos para garantir a lisura ao processo eleitoral, já que eles funcionam como testemunhas para denunciar possíveis irregularidades. A opositora e líder, María Corina Machado, demonstrou preocupação com o caso e vem exigindo que existam fiscais em todos os centros de votações pois "Não existe plano B", afirmou. Corina Machado disse que já enviou questionamentos ao Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

"O que eles vão dizer na próxima? Que só vai poder votar quem eles querem? Temos o direito de ter fiscais", afirmou.

A PUD tem como candidato à presidência o ex-diplomata Edmundo González. Pesquisas de intenção de voto colocam ele na liderança da disputa, com Nicolás Maduro em 2º lugar. O pleito que está para acontecer no domingo (28), na Venezuela, realiza as eleições sob a desconfiança da comunidade internacional de que o regime de Nicolás Maduro não assegure votações livres e democráticas. O atual presidente tenta assumir pela terceira vez consecutiva.

Fonte: G1

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: