
Fluminense e Palmeiras entram em campo nesta quarta-feira (23), às 19h, no Maracanã, em confronto válido pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A 2025. A partida terá transmissão ao vivo pelo Sportv e pelo Premiere, além de cobertura do resultado pelo site Piauí Hoje.com. Enquanto o time carioca tenta interromper uma sequência de derrotas e retomar o bom desempenho exibido no Mundial de Clubes, o Verdão busca consolidar-se no G-4 da tabela, após vitória recente contra o Atlético-MG.
G-4 da tabela
O Tricolor das Laranjeiras ocupa atualmente a oitava colocação, com 20 pontos em 13 jogos. A equipe de Renato Gaúcho não vence há duas rodadas, tendo sido superada por Cruzeiro e Flamengo, e ainda busca uma formação estável após a saída do meia-atacante John Arias para o Wolverhampton, da Inglaterra.
Para enfrentar o Palmeiras, Renato deve promover alterações no time titular, mantendo a estratégia de rodízio devido à maratona de jogos. A manutenção do esquema com três zagueiros é considerada, e jogadores como Cano, Nonato e Hércules podem retornar à formação inicial.
O Palmeiras, por sua vez, aparece em quarto lugar na classificação, com 26 pontos e duas partidas a menos que o líder Cruzeiro. A equipe comandada por Abel Ferreira chega embalada após vitória por 3 a 2 sobre o Atlético-MG, resultado que recolocou o time paulista na zona de classificação direta para a Libertadores.
Para o duelo no Maracanã, o Verdão terá a ausência do zagueiro Bruno Fuchs, suspenso, e do volante Richard Ríos, que foi anunciado pelo Benfica. Em contrapartida, Flaco López retorna de suspensão e estará à disposição no banco de reservas.
Escalações
As prováveis escalações são: pelo Fluminense, Fábio; Samuel Xavier, Thiago Silva (ou Ignácio), Freytes e Gabriel Fuentes; Hércules, Martinelli (ou Bernal) e Nonato; Soteldo, Serna (ou Canobbio) e Cano (ou John Kennedy). Já o Palmeiras deve ir a campo com Weverton; Giay, Gustavo Gómez, Micael e Piquerez; Aníbal Moreno, Lucas Evangelista e Maurício; Facundo Torres, Felipe Anderson e Vitor Roque.
A arbitragem da partida será comandada por Ramon Abatti Abel (SC), com assistência de Thiaggo Americano Labes e Henrique Neu Ribeiro, ambos também de Santa Catarina. No VAR, estará Braulio da Silva Machado (SC). O retrospecto entre as equipes mostra equilíbrio, especialmente nos confrontos no Maracanã, onde o Fluminense leva vantagem histórica.
O duelo promete ser decisivo para as ambições de ambos os clubes na tabela, com o Palmeiras buscando colar nos líderes e o Fluminense tentando reencontrar o caminho das vitórias.
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles -DRT 0002326/PI