COMPETIÇÃO

Federação de Ciclismo do Piauí realiza o GP Teresina de Ciclismo

O GP Teresina de Ciclismo também valerá oficialmente pela abertura do Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada, realizado pela FCP


O GP Ciclismo de Teresina será realizado nas mediações da avenida Raul Lopes

O GP Ciclismo de Teresina será realizado nas mediações da avenida Raul Lopes Foto: Moisés Saba

O aniversário da capital do Piauí, Teresina, terá a celebração nas avenidas para comemorar os seus 169 anos de emancipação. É que no dia 15 de agosto, a Federação de Ciclismo do Piauí – FCP realizará o GP Ciclismo de Teresina. Será uma competição por ruas, avenidas e pontes e foi um evento concebido para homenagear a capital e marca o retorno das atividades do ciclismo e também de lazer desde o início dessa pandemia do novo coronavírus, em março do ano passado.

O GP Teresina de Ciclismo também valerá oficialmente pela abertura do Campeonato Piauiense de Ciclismo de Estrada, realizado pela FCP, com supervisão da Confederação Brasileira de Ciclismo – CBC. O GP Ciclismo de Teresina será realizado nas mediações da Av. Raul Lopes com concentração, vistorias, largada e chegada do Complexo Turístico da Ponte Estaiada. O evento que tem o apoio da Secretaria Municipal de Esportes – Semel, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo – SEMDEC e do vereador Luís André.

“O evento além de ser um presente para Teresina, também representa esperança para as pessoas e um símbolo de retorno dos atletas piauienses ao ciclismo com todo vapor e também com cautela, uma vez que continuamos a seguir protocolos de saúde, embora estamos diante de uma maior possibilidade de segurança para a realização de provas e ações da nossa entidade com a gravidade da pandemia cada vez mais reduzida”, disse o diretor técnico da FCP, Zenardo Maia, que já trabalha com ciclismo e outros esportes de aventura há cerca de 30 anos.

A FCP, que é presidida por Fernando Correia Lima, traz como inovação a transmissão ao vivo do GP Ciclismo de Teresina, por plataformas digitais, como o Youtube, pois devido ainda aos decretos e orientações quanto às medidas sanitárias de contenção da Covid-19, o evento não terá arquibancadas e nem acesso à plateia. “Nossa expectativa para essa prova é abrir o nosso campeonato oficial de ciclismo de estrada tendo como desafio e missão para toda a temporada 2021, que já iniciou, de homologar as competições com um protocolo rígido de segurança em relação ao contágio do vírus, bem como de preservar a saúde dos atletas e organizadores”, assegura Fernando.

CAMPEONATOS 

A FCP já iniciou a temporada 2021 do seu calendário, que envolve três modalidades do ciclismo: Estrada, MTB/xcm e MTB/xc. Depois do fim da suspensão do campeonato, o calendário começou com força, com o Campeonato Piauiense de Mountain Bike, com a etapa realizada em Picos, a Picos Pro Race. Na semana seguinte desse mês de julho acontece a 1ª etapa do Campeonato Piauiense de XC (XCO e XCP), com a Evo Cross, em Teresina, e o Campeonato de Ciclismo de Estrada terá sua estreia exatamente com o GP Ciclismo de Estrada. 

Até o mês de dezembro, o calendário será seguido com muitas etapas, aproximadamente 25 competições. Vale lembrar que, no último dia 04 de março, a diretoria da Federação deliberou pela suspensão temporária do início da temporada 2021 do calendário da entidade devido ao aumento de infecções e internações causadas pelo coronavírus, inclusive entre atletas filiados.

O GP Ciclismo de Teresina tem o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, por meio da Semel e SEMDEC, e vereador Luís André. A realização é da Federação de Ciclismo do Piauí – FCP, com supervisão da CBC. Co-produção: X-Brasil. Acesse as paginas da FCP no Instagram: @fcp_ciclismo_pi e Facebok: facebook.com/fciclopi

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: