
Botafogo e Vitória se enfrentam nesta quarta-feira (16), às 21h30 (horário de Brasília), no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, em duelo válido pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida marca a estreia oficial de Davide Ancelotti como técnico do Botafogo. O italiano, filho do técnico da Seleção Brasileira,Carlo Ancelotti, comandará pela primeira vez uma equipe profissional após ter atuado como auxiliar no clássico contra o Vasco, no último sábado, quando ainda não estava regularizado. Do outro lado, o Vitória vive momento delicado: está na zona de rebaixamento e tenta encerrar sequência negativa sob o comando de Fábio Carille, contratado há menos de dez dias.
Na tabela, as equipes vivem realidades opostas. O Botafogo ocupa a sexta colocação, com 21 pontos em 12 jogos, e busca se aproximar do G4, com um jogo a menos por conta de sua participação no Mundial de Clubes. Já o Vitória aparece em 18º lugar, com 11 pontos em 13 partidas, e não vence há sete rodadas, sendo seis delas sem sequer marcar gols.
Nova direção
Davide Ancelotti foi anunciado com a missão de retomar o estilo ofensivo e agressivo que agradou no início da era John Textor à frente do clube. A promessa do treinador é resgatar um futebol com “coragem e ambição”. Para isso, ele deve manter a base da equipe que venceu o Vasco por 2 a 0 no fim de semana.
Entre os titulares, devem seguir Kaio Fernando, Álvaro Montoro e Arthur Cabral, reforços contratados antes do Mundial. Os desfalques ficam por conta de Bastos, Matheus Martins e Jeffinho, que seguem em recuperação no departamento médico. O volante Gregore pode não atuar, já que está em negociação com um clube do Catar, nesse caso, Allan deve assumir a posição.
No Vitória, Fábio Carille ainda busca ajustar a equipe após a derrota para o Internacional por 1 a 0, em Salvador, em sua estreia. O time terá mudanças importantes. O zagueiro Lucas Halter, capitão da equipe, não poderá atuar por estar emprestado pelo próprio Botafogo.
Além dele, Neris e Jamerson estão lesionados, e o volante Gabriel Baralhas cumpre suspensão automática por acúmulo de cartões. Por outro lado, o técnico contará com o reforço do meia português Rúben Rodrigues, recém-regularizado, e com Felipe Cardoso, contratado em definitivo após empréstimo do Atlético-BA.
Escalações
As prováveis escalações indicam o Botafogo com: John; Vitinho, Kaio Fernando, Alexander Barboza e Alex Telles; Gregore (ou Allan), Marlon Freitas, Álvaro Montoro e Savarino; Artur e Arthur Cabral. Já o Vitória deve ir a campo com: Lucas Arcanjo; Cáceres, Edu, Zé Marcos e Maykon Jesus; Willian Oliveira, Ronald, Matheusinho, Lucas Braga e Rúben Rodrigues; Renato Kayzer.
A arbitragem da partida será de Lucas Casagrande (PR), com assistência de Bruno Boschilia (PR) e Marcia Bezerra Lopes Caetano (RO). No VAR, o responsável será Emerson de Almeida Ferreira (MG). A transmissão ao vivo será feita pela Globo, SporTV, Premiere e também em tempo real em portais esportivos.
Enquanto o Botafogo busca solidez com um novo treinador estrangeiro e mira o topo da tabela, o Vitória tenta reagir diante de um cenário desafiador, onde os erros defensivos e a falta de produtividade ofensiva têm custado pontos valiosos. A noite marca o início de duas trajetórias paralelas na elite do futebol brasileiro, uma mirando o topo, outra lutando contra o rebaixamento.
Fonte: CNN