Esportes

PARALÍMPIADAS

Claudiney Batista leva ouro e conquista tricampeonato no lançamento de disco F56 em Paris

Atleta faz história com novo recorde paralímpico e terceiro ouro consecutivo no lançamento de disco

Da Redação

Segunda - 02/09/2024 às 09:31



Foto: Wander Roberto/CPB Claudiney Batista leva ouro e conquista tricampeonato no lançamento de disco em Paris
Claudiney Batista leva ouro e conquista tricampeonato no lançamento de disco em Paris

O lançador mineiro Claudiney Batista conquistou seu tricampeonato paralímpico no lançamento de disco de classe F56, que competem sentados, nesta segunda-feira(2) no Stade de France, pelos Jogos Paralímpicos de Paris 2024. Com a marca de 46,86m, o atleta conquistou o ouro e marcou o novo recorde paralímpico na modalidade.    

O atleta, que foi submetido à amputação da perna esquerda devido a um acidente de moto em 2005, havia vencido a mesma disputa no Rio 2016 com o lançamento em 45,33m e em Tóquio 2020, com 45,59m. Ele tem o recorde mundial, com 47,37m, obtido no Desafio CPB/CBAt, realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, em 17 de junho de 2023. 

A prata ficou com o indiano Yogesh Khatunyia, com lançamento em 42,22m, e o bronze com o grego Konstantinos Tzounis, que lançou a 41,32m. Esta é a quarta medalha paralímpica de Claudiney Batista na carreira. Além dos dois ouros anteriores, ele havia conquistado também a medalha de prata no lançamento de dardo em Londres 2012.

O lançador nascido na cidade de Bocaiuva (MG)  também teve um ciclo Tóquio-Paris muito vitorioso. Neste período, conquistou o ouro no lançamento de disco em dois Mundiais de atletismo (Kobe 2024 e Paris 2023) e ouro na mesma prova no Parapan de Santiago. O atleta é integrante do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível e do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, programas de patrocínio à atletas de alto rendimento.

Fonte: CPB

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: