
A Seleção Brasileira de Futebol disputará dois amistosos internacionais em outubro como parte da preparação para a Copa do Mundo de 2026. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou nesta terça-feira (26) os confrontos contra Japão e Coreia do Sul, ambos na Ásia.
No dia 10 de outubro, o Brasil enfrentará a Coreia do Sul em Seul, no World Cup Stadium, às 8h (horário de Brasília). Quatro dias depois, em 14 de outubro, será a vez do Japão, no Estádio Nacional de Tóquio, às 7h30 (horário de Brasília), em partida válida pela tradicional Copa Kirin.
Esses amistosos fazem parte do planejamento da Seleção Brasileira visando à Copa do Mundo de 2026, que será disputada nos Estados Unidos, México e Canadá. O coordenador executivo geral das Seleções Masculinas, Rodrigo Caetano, destacou que enfrentar seleções com estilos de jogo distintos é fundamental para a preparação da equipe. “É muito importante para os nossos atletas enfrentar essas adversidades antes da Copa e já estarmos preparados para o que pode vir em 2026”, afirmou Caetano.
Eliminatórias
Antes desses amistosos, a Seleção Brasileira ainda tem compromissos pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. No dia 4 de setembro, enfrentará o Chile no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília). Em seguida, no dia 9 de setembro, a equipe comandada por Carlo Ancelotti visitará a Bolívia em El Alto, às 20h30 (horário de Brasília).
Com a classificação já garantida para o Mundial de 2026, o Brasil ocupa a terceira posição nas Eliminatórias da CONMEBOL, com 25 pontos, empatado com o Equador. A Argentina lidera a competição com 35 pontos. Após os confrontos contra Coreia do Sul e Japão, a Seleção Brasileira planeja amistosos contra seleções africanas em novembro e europeias de nível A em março e junho de 2026, conforme revelou Rodrigo Caetano.
Esses jogos representam uma oportunidade para a equipe técnica avaliar o desempenho dos jogadores em diferentes contextos e estilos de jogo, com a intenção de aprimorar a preparação para o torneio mundial.
Classificações nas Eliminatórias
A Argentina lidera as Eliminatórias da CONMEBOL para a Copa do Mundo de 2026 com 35 pontos, somando 11 vitórias, dois empates e apenas três derrotas, com o melhor ataque e defesa da competição. O Equador segue em segundo, com 25 pontos, apresentando campanha sólida e defesa consistente. O Brasil, também com 25 pontos, ocupa o terceiro lugar, mas alterna bons e maus resultados, com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos. Uruguai e Paraguai aparecem em seguida, ambos com 24 pontos, enquanto a Colômbia fecha o grupo dos seis primeiros com 22 pontos, apesar de fase negativa recente.
Entre os demais, a Venezuela soma 18 pontos e ainda sonha com classificação, a Bolívia tem 17 pontos, mas sofre fora de casa, o Peru acumula 12 pontos e poucas chances de avançar, e o Chile fecha a tabela com 10 pontos, campanha fraca e praticamente eliminado.
Leia mais sobre:
Sem Neymar, Ancelotti convoca seleção para as eliminatórias da copa
(*) Isaac Da Silva é estagiário sob supervisão da jornalista Nayrana Meireles - DRT 0002326/PI
Fonte: CBF