Especiais

Vovó de Parnaíba é uma das velhas do Brasil e vai completar 107 anos em dezembro

Dona Virginia Felipe de Araújo é viúva, genitora de 10 filhos, atualmente com 87 netos, 235 bisnetos e esbanjando alegria

Luiz Brandão e Michelly Samia

Terça - 31/10/2023 às 07:00



Foto: Dona Virginia Felipe de Araújo
Dona Virginia Felipe de Araújo

Parnaíba (PI) - Ela vai completar 107 de uma vida alegre e cheia de histórias. Foi registrada como Virginia Felipe de Araújo, mas o nome que gosta de ser chamada é outro: Regina. Nasceu em 21 de dezembro de 1916, na localidade Bezerro Morto, município de Luis Correia, no Norte do Piauí.

Dona Virginia Araújo, segundo dados oficiais é uma das pessoas mais velhas do Brasil com muita lucidez e sempre de bem com a vida.

Ela reside atualmente em Parnaíba, na rua São Leopoldo, 2175, no bairro Frei Higino, com a filha Maria do Livramento Miranda da Costa, de 77 anos, com o genro Josias Alves Costa de 76 anos e com o neto Raimundo Nonato Miranda Costa, de 52 anos.


Lúcida a sorridente, lembra que dos 8 irmãos, apenas ela e um mais novo, de 87 anos, estão vivos. Dona Virgínia é viúva, o marido era Luís Benedito de Miranda, tinha 92 anos quando faleceu, em 2005. Ela teve 10 filhos, 8 estão vivos. Ao todo tem 87 netos, 235 bisnetos e 38 tataranetos.

Apesar das limitações de locomoções em função da idade, tenta ser independente. Gosta de fazer o que é possível sem ajuda de terceiros. Com auxílio de uma bengala, caminha o que pode para receber visitas e conversar.

Tem uma memória impecável. Lembra da infância, da família, da localidade onde nasceu e dos lugares que andou e viveu. Sabe nomes e datas de aniversário de filhos e netos. 

"Ela é muito religiosa. Todos os dias, às 17 horas, reza um terço", diz a filha Livramento.

Muito simpática, dona Virgínia está sempre de bem com a vida, adora conversar e contar histórias. Diz não ter uma receita para longevidade e a única doença que diz ter é uma gastrite, porém, não toma remédios e se alimenta sem restrições.

Conta que desde cedo ajudava os pais na roça, cuidando da plantação de milho, feijão e mandioca e de animais como porcos e galinhas. 

"Além da roça eu ajudava minha mãe a fazer farinha. A gente tinha uma casa de forno e ia para lá ajudar", explica a idosa.

Se emociona e fica alegre e sorridente ao contar que gostava de ir para "um forró, paquerar com os rapazes e dança a noite inteira".

Se diverte ao dizer antes de casar com o seu marido, ele tinha a fama de namorador. "Ele era danado. Gostava de menina nova. Mas morreu", diz como se ele tivesse sido castigado.

Dona Virgínia com os netos João Batista e Raimundo Nonato e a filha LivramentoFlamenguista

Com o passar dos anos Dona "Regina" foi perdendo a audição, e hoje ouve com dificuldade. A filha, o genro e o neto com quem ela mora, ajudam na interlocução com as visitas aumentando o volume da voz.

Mas a pouca audição não é lá grandes problemas para acompanhar jogos na TV. Ela gosta muito de futebol, principalmente dos jogos do Flamengo.

 "A vovó é flamenguista roxa. Estava mangando de mim porque o time dela ganhou do meu Vasco", disse o neto Raimundo Nonato durante a visita repórter.

Filhos

Os filhos de Dona Virgínia são os seguintes: Bendito Alves de Miranda, Antônio, Sebastião, Francisco, Raimundo, Maria do Livramento, Maria Santana, Maria das Graças, Maria Luiza e Maria de Fátima Alves de Miranda.Carteira de Identidade da Dona Virginia Felipe de Araújo comprova a idade

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: