
Em 14 de outubro é comemorado o Be Bald and Free Day. Conhecido, no Brasil, como "Dia Mundial do Careca" ou "Dia de Ser Careca e Livre", o grupo ganha mais adeptos a cada ano que passa. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), atualmente 42 milhões de brasileiros e brasileiras têm calvície, sendo uma condição mais comum e de manifestação mais precoce entre os homens. Dentre as principais causas, estão fatores genéticos e emocionais, como o estresse.
O movimento ganhou forças após a pandemia, já que a queda capilar também vem sendo associada às infecções por Covid-19. Segundo os dados, um a cada quatro pacientes manifestam o sintoma. “Quem teve covid-19, mesmo depois de recuperado, pode perder cabelos além do normal”, afirma a presidente do Departamento de Cabelos da SBD, Fabiane Brenner.
Jorge Humberto, no site Famaradio, apresenta uma lista bem humorada com as “vantagens de ser careca”. Dentre elas, exalta a “economia com cabeleireiros, shampoos e pentes”, “não ter um dia mal penteado”, “ser um ponto de referência” ou “o primeiro a saber que chove”. O site ressalta personalidades carecas mundialmente famosas e destaca outros pontos vantajosos.
Já um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Washington (EUA), divulgado na publicação especializada Cancer Epidemiology (Epidemiologia do Câncer), aponta que “homens que apresentam sinais de calvície antes dos 30 anos podem ter menos chance de desenvolver câncer de próstata”, visto que existe uma aparente ligação entre o alto nível de testosterona e o menor risco de ter a doença.
Outro fato curioso, ocorrido recentemente no Brasil, foi a fama nas redes sociais do “Careca do INSS”, apelido dado a Antônio Carlos Antunes Camilo, após o escandaloso esquema bilionário de desvio de aposentadorias e pensões. O lobista foi apontado como epicentro das fraudes na seguridade social.
Além dele, o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes destacou-se no cenário político, ficando entre os assuntos mais falados da internet durante o julgamento da trama golpista em 2025. Apontado como um “sexy simbol” entre a mulherada, o careca recebeu várias declarações de amor, inclusive da cantora Alcione. "Não é por achar ele gato. O maior respeito que eu tenho pelo meu ministro é que eu sou fã das atitudes dele, do trabalho”, disse a artista em entrevista à Revista Breeza.
Enfim, entre vantagens e desvantagens, uma coisa é certa: ser careca nunca mais será a mesma coisa para quem resolveu abraçar a calvície. E se o assunto virou notícia, além de motivo para orgulho, quem sabe essa moda pega e a próxima tendência sejam os looks “cabelo zero”? Afinal, estamos carecas de saber que quem não tem cão, caça com gato; e quem não tem cabelo… tem uma testa que brilha!
Mais conteúdo sobre:
#Be Bald and Free Day #Dia Mundial do Careca #Dia de Ser Careca e Livre #Calvície #Sociedade Brasileira de Dermatologia #orgulho #Covid-19 #Epidemiologia do Câncer #Careca do INSS #Fraudes na seguridade social #Ministro Alexandre de Moraes