FILME

Filme que todo estudante de Direito precisa conhecer

O rilme conta a história de um jovem advogado que acaba de se formar e consegue um emprego em uma grande empresa


Filme

Filme Foto: Pinterest

O  curso de direito sempre foi considerado um dos mais importantes e prestigiados no mundo acadêmico. A sua relevância se dá pelo fato de que os formandos são responsáveis por garantir a justiça e a ordem social em diversas áreas, tais como: criminal, civil, trabalho, tributário, entre outras.

A profissão exige do estudante um grande conhecimento em história, filosofia, sociologia e política, o que torna o curso de direito uma verdadeira escola para a vida. Pensando nisso, separamos alguns filmes que podem ajudar os estudantes de direito a compreenderem melhor o universo jurídico e a importância do seu papel na sociedade. Confira!

O Advogado do Diabo (1997)

O filme conta a história de um jovem advogado, interpretado por Keanu Reeves, que acaba de se formar em direito e consegue um emprego em uma grande empresa de advocacia em Nova York. A partir daí, ele se envolve em um caso com um misterioso advogado, interpretado por Al Pacino, que o leva a questionar seus valores éticos e morais.

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/524106475360288631/

12 Homens e uma Sentença (1957)

Este clássico do cinema mostra a história de doze jurados que precisam decidir o destino de um jovem acusado de assassinar o próprio pai. O filme aborda temas como preconceito, justiça e democracia, e é uma excelente opção para os estudantes de direito que desejam entender melhor o papel do júri em um julgamento.

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/100838479134215609/

Carandiru (2003)

Esse clássico do cinema brasileiro, dirigido por Héctor Babenco, conta uma história baseada no livro homônimo de Dráuzio Varella, sobre as experiências de um médico no ambulatório dos maiores presídios brasileiros. O filme traz uma reflexão profunda e fundamental sobre a precariedade do sistema penitenciário brasileiro, retratando a realidade dos presídios, a superlotação das cadeias e os altos índices de violência nestes locais.


Imagem: https://br.pinterest.com/pin/297026537907838893/

Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000)

O filme conta a história de Erin Brockovich, uma mãe solteira que consegue um emprego em um escritório de advocacia e acaba descobrindo uma série de casos de contaminação de água em uma cidade na Califórnia. A partir daí, ela luta para fazer justiça e garantir a segurança da população local.

Imagem: https://www.pinterest.pt/pin/124271270951937763/

O Homem que Fazia Chover (1997)

Este filme conta a história de um advogado, interpretado por Matt Damon, que trabalha em uma grande empresa de advocacia e acaba descobrindo um esquema de corrupção envolvendo a empresa e um importante cliente. A partir daí, ele precisa decidir entre defender seus interesses pessoais ou fazer a coisa certa.

Imagem: https://br.pinterest.com/pin/1027594839950414572/

Um Sonho de Liberdade (1994)

Este clássico do cinema conta a história de um homem que é condenado à prisão perpétua por um crime que não cometeu. Ao longo do filme, ele luta para provar sua inocência e recuperar sua liberdade. O filme aborda temas como justiça, corrupção e injustiças no sistema prisional.

Você tem algum filme que envolve a temática de Direito para nos indicar? Escreva nos comentários!

Siga nas redes sociais
Próxima notícia

Dê sua opinião: