Entretenimento

Dá para ser elegante com calor escaldante

Consultora de moda ensina como se vestir bem para o trabalho mesmo com altas temperaturas típicas dessa época do ano em boa parte do Brasil

Redação

Terça - 01/09/2020 às 18:52



Foto: Divulgação Michelle Nobre, da marca As Panteras
Michelle Nobre, da marca As Panteras

 A região Centro-Oeste tem clima predominantemente quente, mas o segundo semestre do ano traz para a população o combo de tempo extremamente seco e muito calor. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a temperatura mais alta já vista nos termômetros em Goiânia foi de 40,4°, registrada no dia 19 de outubro de 2015. Para as próximas semanas o portal Clima Tempo já prevê que a média deve ficar acima dos 32°. Um desafio para quem gosta de moda, é se manter elegante no trabalho, um ambiente que exige dress code mais coberto e formal, o que não combina em nada com o clima quente. Para a estilista e consultora de moda do Estação da Moda Shopping, Nélia Finotti,  é possível construir um look que seja formal e confortável apostando nos comprimentos e tecidos certos. 

Aliar o estilo próprio ao código de conduta é o primeiro passo para acertar no visual do trabalho, de acordo a especialista. Em seguida, é importante observar o clima  e depois as tendências mundiais de moda. O resultado, segundo Nélia, será um visual com personalidade, confortável e bonito. “Sabemos que existem ambientes mais formais que exigem uma composição sóbria. Nestes, aposte em vestidos tubinhos, saias secretárias ou evasê em tamanhos mid. Use acessórios para garantir a elegância. Uma blusa cavada vai bem com um maxi colar, o tubinho pode ser combinado com um colete de alfaiataria e cintos. Blusas regatas e camisas de mangas curtas com tecidos nobres também são indicadas”, detalha Nélia. 

Cores sóbrias e composições monocromáticas também estão entre as dicas da consultora de moda. Já nos ambientes em que o trabalho não exige tanta formalidade, Nélia libera para abusar de tons mais vibrantes. “Tudo depende do código de conduta. Sabemos por exemplo que escritórios de comunicação ou ambientes com artistas, são mais liberais. É importante saber que não precisa ter um closet exclusivo para o trabalho, mas é ter peças, que combinadas, permitem passar por todas as ocasiões do dia”.   

Nélia destaca as calças pantacourt, “uma peça contemporânea que é sucesso no guarda-roupa feminino e alia conforto, leveza e em tecidos mais nobres como linho e seda, podem facilmente ser incluída no look de trabalho”. As modelagens largas e o comprimento na canela proporcionam a combinação perfeita para o clima quente. De tênis vai bem para o dia a dia, e com uma sandália alta ou sapatilha, se tornam mais sérias. 

A empresária Michelle Nobre, da marca As Panteras, loja especializada em moda para o  trabalho, localizada no Estação da Moda Shopping, conta que, nesta época do ano os vestidos são os queridinhos das clientes que buscam elegância e conforto. “Além deles, as saias e blusas com tecidos mais fluidos são muito pedidos pois conferem ao look  seriedade e elegância nas medidas certas”, explica. Outra tendência apontada por ela são os coletes que podem substituir os blazers além dos blazers sem gola, que cumprem o papel de dar formalidade ao visual e aquecem menos. 

Tanto Nélia quanto Michele concordam que o tecido é grande trunfo para ter um visual elegante mesmo em dias muito quentes. O algodão é a melhor escolha pois é feito de matéria prima natural e permite que a pele “respire”. A seda  também é de fibra natural e muito confortável, mas os tipo 100%, são caros. Por isso Nélia sugere as peças em sedinha, que tem mistura na composição mas são bastante confortáveis. Linho, tencel, e lese também segue na lista de sugestões. “E claro, tem as malhas que dão a sensação de frescor e são muito usadas para blusinhas que podem ser combinadas com outras peças mais formais”, pontua Nélia.  

A consultora lembra que em tempos de pandemia de coronavírus a indústria de moda deu uma desacelerada e isso deve afetar também nas tendências de moda, que vão atrasar para se concretizarem para 2021. “As pessoas vão criar uma moda para uma nova era e para o novo normal. O isolamento social mudou alguns comportamentos e acho que vamos absorver isso na moda também”. Ela aposta no xadrez vichy, padronagem liberty com flores e no azul.  

Fonte: Lorena Lázaro

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: