
O reitor da Universidade Estadual do Piauí, Nouga Cardoso, e o pró-reitor de Planejamento e Finanças, Paulo Henrique Pinheiro, cumpriram agenda de reuniões em Brasília-DF com a bancada de parlamentares do Piauí, na quarta-feira (9). O objetivo dos encontros foi apresentar a minuta final do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI 2017-2021, além de discutir sobre emendas parlamentares para a instituição.
Os deputados federais e senadores receberam exemplares do PDI e discutiram com o reitor e pró-reitor sobre as possibilidades de remanejamento de emendas parlamentares para o ano de 2017. Segundo o reitor, na data, foi cumprida uma importante agenda institucional de discussão sob a perspectiva de investimento para a IES, a partir de emendas dos parlamentares.
“Aproveitamos o momento para mostrar que os investimentos poderão se dar pelo PDI, que calcula o orçamento da IES pelos próximos cinco anos. Pudemos apresentar a realidade pontual de cada campus da Uespi aos parlamentares, e consideramos que cada um deles tem uma base de atuação para que pudessem escolher em que campus gostaria de fazer os investimentos”, declarou Nouga.
Veja aqui mais fotos da agenda do reitor em Brasília
As emendas parlamentares acertadas para a universidade contemplam projetos, aquisição de materiais permanentes, bem como o Ensino, Pesquisa e Extensão. De acordo com o pró-reitor de Finanças, Paulo Henrique Pinheiro, os acertos foram firmados com os deputados Júlio César (PSB), para aquisição de equipamentos de informática; Átila Lira (PSB), para beneficiar a Faculdade de Odontologia e Enfermagem da Uespi (Facoe), do campus de Parnaíba, e também o campus de Piripiri; Assis Carvalho (PT), que pretende destinar emenda parlamentar para aquisição de equipamentos para a instituição; e Silas Freire (PR), que vai destinar emenda para os campi de Bom Jesus, Parnaíba e Floriano.
Já, o deputado Heráclito Fortes (PSB) pretende destinar emenda para projetos de ensino pesquisa e extensão dos campi Torquato Neto (Teresina), Bom Jesus e Corrente. O senador Elmano Ferrer (PTB) destinará emenda para aquisição de equipamentos para IES e a senadora Regina Sousa (PT) para o Projeto de Controle das Águas do Rio Poti.
Com as reuniões, o pró-reitor Paulo Henrique ressaltou que a Uespi, a partir de 2017, deverá inverter a lógica atual. “Deveremos, a partir do mapeamento do PDI, elaborar os projetos de melhoria dos campi da instituição e apresentar à bancada federal para que as emendas sejam destinadas para fins com projetos prontos. Dessa forma, minimizaremos o principal entrave à concessão de emendas que é a não execução por perda de prazo”, sinalizou Paulo Henrique. Para ele, o grande desafio será monitorar a destinação do pactuado em Brasília, bem como o processo de execução dentro dos prazos.
Além das emendas, o coordenador da bancada do PT na comissão Mista do Orçamento, deputado Assis Carvalho, conseguiu um espaço para a inclusão de recursos para a Uespi. “Aprovamos uma emenda de 500 mil para o orçamento de 2017. Isso me alegra porque permitirá que, a partir de 2017, a gente possa aprovar verbas suplementares para fortalecer a nossa universidade”, destacou o parlamentar.
Nouga Cardoso avaliou de forma positiva o encontro com parlamentares. “Todos os deputados receberam bem as demandas da Uespi, e nós construímos as possibilidades deles alocarem os recursos das emendas para investimento em estrutura física e estrutura didática-pedagógica”, finalizou o reitor.
Fonte: Governo do Estado