Educação

Teresina sedia Seminário de Educação Quilombola

Será nesta quarta-feira (22), das 14h às 20h, no Memorial Esperança Garcia

Quarta - 22/05/2019 às 11:05



Foto: Patrícia Ferreira Quilombo Buriti em Matias Olímpio no interior do Piauí
Quilombo Buriti em Matias Olímpio no interior do Piauí

Representantes de quilombos piauienses, pesquisadores da área da educação, ativistas sociais  e membros do poder público participam de Seminário de Educação Quilombola no Piauí nesta quarta-feira (22), das 14h às 20h, no Memorial Esperança Garcia (Av. Miguel Rosa, 3400, Centro Sul de Teresina).

Os objetivos do evento são debater a situação e a organização das escolas de ensino básico instaladas em comunidades quilombolas, refletir a situação de descaso que as escolas se encontram e contribuir com sugestões de medidas plausíveis que visem sua permanência e propor estratégias de ensino que incluam a história e cultura dos quilombolas. A atividade é promovida pelo Observatório Quilombos do Piauí, um coletivo que reúne quilombolas, movimento negro, ativistas de diversas áreas e pesquisadores.

Diversos quilombos vivem hoje com a realidade de fechamento das escolas em suas comunidades, fato que vem sendo questionado pela Defensoria Pública da União (DPU) no Piauí, a partir de denúncia dos movimentos sociais. No Brasil já foram reconhecidas 3123 comunidades quilombolas pela Fundação Cultural Palmares-FCP. Atualmente existem 1696 processos de regularização fundiária de territórios quilombolas no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e 175 titulados total ou parcialmente.

No Piauí, o movimento quilombola estima que possua, atualmente, cerca de 266 comunidades quilombolas. Destas, 84 comunidades quilombolas já foram reconhecidas pela FCP, 61 têm processo de titulação em andamento no Incra/PI e outras 5 já foram tituladas.

Durante o seminário, as pesquisadoras em educação Profa. Ma. Francisca das Chagas da Silva Alves (IFPI/Campus Paulistana) e Profa. Ma. Dalva de Araújo Meneses (UFPI/Campus Parnaíba) contribuirão no debate com os resultados de pesquisas sobre a situação das escolas de ensino básico instaladas em comunidades quilombolas, respectivamente, nas regiões Sul e Norte do estado do Piauí.

Representantes das comunidades atingidas por esta situação tecerão seus depoimentos de como este processo se configurou e irão propor estratégias de enfrentamento e mudança desta realidade.

Preocupante
 

O Observatório Quilombos Piauí considera preocupantes as atuais ameaças no campo político de retrocessos na educação, em especial, para as relações étnico-raciais, considerando os avanços jurídico-formais dos movimentos sociais negros e quilombolas acerca de direitos territoriais, culturais e educacionais (Art.215 e 216 da CF/1988; Art. 68 do ADCT da CF/1988; Decreto Federal nº. 4887/2003 e Lei Federal nº. 10.639/2003).

De acordo com o Observatório, a educação básica quilombola nas comunidades é imprescindível para o resgate, manutenção e preservação de toda uma história e memória de um povo, nas suas expressões culturais, desenvolvendo consciência e sentimento de pertencimento enquanto cidadão como parte da construção da história desse país. Hoje em dia, essas escolas se encontram em processo de abandono, com falta de estrutura adequada e até mesmo estão sendo desativadas. 

Como resultados do seminário, espera-se construir encaminhamentos com medidas e propostas de melhoria da situação das escolas em comunidades quilombolas e, a partir de documento oficial do evento, mediar um diálogo com o Estado indicando os aspectos educacionais que demandam intervenção e medidas emergenciais. O evento conta com apoio da Coordenação Estadual das Comunidades Quilombolas do Piauí (Cecoq-PI), governo do Estado (Emater, Sasc, Supris), Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e Memorial Esperança Garcia.

Seminário de Educação Quilombola no Piauí

Data: 22/05/2019 (Quarta-feira).
Horário: 14h às 20h.
Local: Casa de Cultura MEMORIAL ESPERANÇA GARCIA
Av. Miguel Rosa, n° 3400, Bairro Centro/Sul, em frente a Pax União.
(86) 3216-3702/(86) 9 9925-7060.
PROGRAMAÇÃO:
22/05/2019 – QUARTA-FEIRA:
14:00 – Abertura do Seminário com o tema: Educação para Quilombolas e as Experiências das Comunidades Piauienses, por Maria Rosalina dos Santos (Coordenação Estadual de Comunidades Quilombolas do Piauí-CECOQ/PI).
14:40 – Apresentação da pesquisa Educação Quilombola: Vivências e Experiências na Comunidade Contente (UPE), da Profa. Ma. Francisca das Chagas da Silva Alves (IFPI/Campus Paulistana).
15:20 – Relatos e Depoimentos dos Representantes das Comunidades Quilombolas do Sul do Estado: Fechamentos e falta de estrutura das Escolas nas Comunidades Quilombolas.
16:20 – Café Cultural
16:30 – Apresentação da pesquisa Professores em escolas de Comunidades Quilombolas (PUC/PR), da Profa. Ma. Dalva de Araújo Meneses (UFPI/Campus Parnaíba).
17:10 – Relatos e Depoimentos dos Representantes das Comunidades Quilombolas do Norte do Estado: Fechamentos e falta de estrutura das Escolas nas Comunidades Quilombolas.
18:00 – Encaminhamentos Gerais e Construção do Relatório final – Seminário Educação Quilombola.
19:00 – Encerramento – Atividade Cultural: Grupo Lundú de Lezeira – Quilombo Custaneira/Tronco

Mais informações:

Prof. José Bispo, coordenador científico do Seminário: (86) 9808-7905

Fonte: Assessoria

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: