
A capital do Piauí recebe, nos dias 28, 29 e 30 de abril, o 2º Simpósio Cann&Quim, um evento que tem o objetivo de fomentar o debate científico e multidisciplinar sobre o potencial da Cannabis e seus derivados no uso terapêutico e medicinal. O evento é promovido pelo Conselho Regional de Química da 18ª Região/Piauí, com o apoio de diversas instituições, entre elas a Universidade Federal do Piauí (UFPI) e o Conselho Federal de Química (CFQ).
O tema central do simpósio é: "A Química das Sementes, Cultivo e Produtos de Cannabis, e Sustentabilidade". A programação contará com palestras, mesas-redondas e discussões, realizadas no auditório do Centro de Ciências da Natureza (CCN/UFPI), nos turnos manhã e tarde.
O simpósio reunirá profissionais, acadêmicos e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento — incluindo Química, Biologia, Medicina e Direito — além de representantes de empresas, cooperativas e associações que atuam no setor.
A proposta é discutir não apenas os aspectos químicos envolvidos no cultivo e no processamento da planta, mas também suas aplicações medicinais, industriais e os desafios legais e ambientais.
Segundo o coordenador do evento, prof. João Sammy Nery, o simpósio se consolida como um espaço importante de troca de conhecimentos e construção de novas parcerias. "É um evento que foi pensado para trazer informações técnicas de qualidade, oferecendo suporte às empresas e capacitação a estudantes e profissionais para atuarem com os derivados da Cannabis", ressalta.
As inscrições para o evento ainda estão abertas e podem ser feitas por meio do link disponível na bio do Instagram @cannequim.