Educação

EDUCAÇÃO E JUVENTUDE

Seduc divulga resultado dos estudantes classificados para atuar como monitores da EJA

Estudantes da rede estadual receberão bolsas para apoiar colegas da EJA em disciplinas fundamentais e cursos técnicos

Da redação

Quarta - 06/08/2025 às 18:06



Foto: Reprodução Jovens e adultos na sala de aula
Jovens e adultos na sala de aula

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) divulgou nesta terça-feira (5) o resultado da seleção de 100 estudantes classificados para atuar como monitores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no segundo semestre de 2025, por meio do Programa Oportunidade Jovem.

A lista completa está disponível na aba “Editais” do site oficial da Seduc. Os aprovados devem enviar a documentação exigida até o dia 8 de agosto, conforme as orientações do edital.

Com bolsa mensal de R$ 350, por quatro meses, os monitores irão atuar em suas próprias escolas, apoiando os colegas nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Redação, Ciências da Natureza e nos cursos técnicos de Desenvolvimento de Sistemas, Jogos Digitais e Agropecuária.

“Estou animada com a chance de ajudar meus colegas e, ao mesmo tempo, aprender mais. A bolsa vai fazer diferença na minha vida”, conta Francisca Jaislene Lima dos Santos, estudante do CEJA Gonçalo Nunes, em Regeneração, uma das selecionadas.

A iniciativa reforça a política de ensino em tempo integral da rede estadual e busca ampliar o protagonismo juvenil e o desempenho escolar, especialmente na EJA. Segundo o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, o programa alia permanência escolar, reforço pedagógico e incentivo financeiro. “O Oportunidade Jovem torna a escola pública mais atrativa e inclusiva. Apostamos no protagonismo dos nossos estudantes como caminho para transformar a educação e preparar os jovens para o futuro”, destaca.

Em 2025, o programa prevê a oferta de 3.180 vagas de monitoria em todo o estado, com acompanhamento de professores e foco no engajamento escolar e na melhoria dos resultados de aprendizagem.

Fonte: SEDUC-PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: