Educação

OPORTUNIDADES

​Seduc abre inscrições gratuitas para cursos do Programa Mulheres Mil

Iniciativa oferece 240 vagas para mulheres quilombolas, para o curso Horticultura Orgânica, com bolsa de R$ 480

Da Redação com informações do Governo do Piauí

Terça - 28/01/2025 às 09:43



Foto: Comunidades quilombolas
Comunidades quilombolas

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou a abertura das inscrições para cursos de qualificação profissional na modalidade presencial, por meio do Programa Mulheres Mil. Exclusivamente voltada para mulheres de comunidades quilombolas, a iniciativa disponibiliza 240 vagas para o curso de Horticultor Orgânico em oito cidades do Piauí: Isaías Coelho, Oeiras, São João da Varjota, Várzea Branca, São Raimundo Nonato, Paulistana, Betânia e Queimada Nova.  

As inscrições, que são gratuitas, começam nesta terça-feira (28) e vão até 14 de fevereiro. As interessadas devem comparecer aos locais de inscrição indicados no edital, portando cópias do RG, CPF, comprovante de residência atualizado e declaração de escolaridade.  

O curso, que faz parte do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), tem carga horária de 160 horas e será realizado de forma presencial. As aulas estão previstas para começar no dia 18 de março, com o resultado final das matrículas homologadas divulgado em 7 de março.  

As participantes receberão uma bolsa de R$ 480, paga em duas parcelas: a primeira no início do curso e a segunda ao término, após a conclusão da carga horária.  

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destacou a importância social e técnica da iniciativa: “Além de adquirirem conhecimentos técnicos, as alunas também se conectam a uma rede de apoio que as incentiva no processo de transformação das suas comunidades”.  

Para participar, as candidatas precisam atender aos requisitos do edital, como pertencer a comunidades quilombolas, estar em situação de risco pessoal ou social, ter no mínimo 16 anos no ato da matrícula e demonstrar disponibilidade para cumprir todas as etapas do curso.  

Mais detalhes sobre os locais de inscrição e requisitos estão disponíveis no edital do programa. A iniciativa busca capacitar mulheres em situações de vulnerabilidade, promovendo autonomia e fortalecimento de suas comunidades.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia:

<