Educação

ANO LETIVO

Renovação de matrículas nas escolas estaduais para 2025 começa na segunda (25)

A informação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, nesta sexta-feira (22)

Da Redação

Sexta - 22/11/2024 às 12:30



Foto: CCOM-PI Governador Rafael Fonteles e secretário da Educação, Washington Bandeira
Governador Rafael Fonteles e secretário da Educação, Washington Bandeira

A renovação de matrículas para o ano letivo de 2025 na rede pública de ensino do Piauí começa na próxima segunda-feira (25) e vai até 6 de dezembro. O anúncio foi feito pelo governador Rafael Fonteles e pelo secretário da Educação, Washington Bandeira, nesta sexta-feira (22).

O período de remanejamento e transferência de alunos ocorrerá de 2 a 6 de dezembro. Já as matrículas para novos estudantes poderão ser feitas entre 9 e 30 de dezembro.

As matrículas serão feitas online, através do site da Seduc (www.seduc.pi.gov.br/matricula), do portal Gov.pi Cidadão (https://pidigital.pi.gov.br/) ou do aplicativo disponível para dispositivos iOS e Android. Para quem não tem acesso à internet, as matrículas poderão ser realizadas diretamente nas escolas.

O governador Rafael Fonteles explicou que o objetivo é tornar o processo mais rápido e acessível, permitindo que os alunos se matriculem sem sair de casa.

Em 2025, todas as escolas estaduais do Piauí terão ensino em tempo integral e oferecerão cursos técnicos em áreas como Desenvolvimento de Sistemas (Inteligência Artificial), Programação de Jogos, Energias Renováveis, Cinema, Turismo e Empreendedorismo, entre outros.

O secretário Washington Bandeira também convidou os estudantes a se matricularem nas escolas da rede estadual e ressaltou que, para os alunos já matriculados, o período de renovação começa na próxima semana.

Além disso, será realizado um processo seletivo para a formação de uma nova turma de 80 alunos que desejam ingressar no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) ou no Instituto Militar de Engenharia (IME). As inscrições vão até quarta-feira (27).

O projeto, que começou este ano, visa capacitar os alunos, ao longo de três anos, nas áreas de matemática, química e física, com foco na preparação para os vestibulares do ITA e do IME.

Para selecionar os alunos, serão usados dois critérios: 40 alunos serão escolhidos com base no desempenho em provas de matemática e português, e 40 serão selecionados segundo os resultados e medalhas de olimpíadas científicas.

Fonte: CCOM/PI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: